
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
Claro, os módulos poderão ser mudados conforme sua vontade!O exemplo que tenho aqui são para aulas de 3 horas de duração cada (é importante vc pré estipular tempos para cada atividade:
que gostaram ou não, se descobriram movimentos diferentes, se foi prazerosa a experiência, etc.
É um exercício delicioso! E que dá para o proponente perceber bastante sobre os participantes: atitudes, personalidades, temperamentos, timidez, etc.
(Obs: O exercício também poderá ser feito sem os panos)
A ideia é:
Darei (ou pedirei para os participantes da aula trazer de casa) um pano, de preferência bem leve!Os panos deverão ser colocado ao centro, num primeiro momento. Farei a Escolha atencipadamente de algumas músicas de estilos diferentes, de preferência sem falas, só o rítmo.
Convidarei os participantes a deitar. Com a primeia música eles deverão se espreguiçar, alongando todas as partes do corpo. Enfatizo que não há certo ou errado. Não deixarei que eles fechem os olhos. o trabalho todo deverá sem feito de olhos abertos.
Aos poucos incentivo-os a levantar, sempre se movimentando. Fazendo movimentos leves e movimentos contidos, alternando, descobrindo novos movimentos em seu próprio corpo.
Quando todos estiverem de pé, pedirei para que cada um pegue um pano e começe a descobrir esse pano, com os máximos movimentos possíveis, que passrão a com aprendizado que irão aprender, como se ele fosse uma extensão do próprio corpo.
sem esquecer de ir trocando as músicas, para gerar outras sensações nos participantes. (ah, deixarei as musicas mais animadas para o fim, ok?)
Num determinado momento, peço para que os participantes se relacionem uns com os outros (a princípio pode ser em dupla e ir aumentando).
Pode ser que essa etapa do relacionamento aconteça antes de você fazer o convite, então ficará ao seu critério deixar rolar ou manter cada etapa sob controle. (Não sou contra as opções sentimentais e afetivas de meus participantes - mas sim exploro - os profissionalmete).
Quando todos estiverem se relacionando, entre si e com seus panos, peço para que eles formem figuras, como quem fosse tirar fotos, e percebam o espaço.
Aos poucos vou pedindo para eles se acalmarem, respirarem fundo.
Ao término da experiência abrirei um aberto forum de experiências para os participantes envolvido após cada aulas dos módulos das aulas dos cursos Teatro e Dança. As pessoas que desejarem poderão falar sobre o que gostaram ou não, se descobriram movimentos diferentes, se foi prazerosa a experiência, etc.
É um exercício delicioso! E que dá para o proponente perceber bastante sobre os participantes: atitudes, personalidades, temperamentos, timidez, etc.
(Obs: O exercício também poderá ser feito sem os panos)
Módulo 1 – Apresentação e Integração do grupo (Teatro Musical :
1. Exercícios de integração do grupo – 60 min. Aproximadamente:
2 Dinâmicas de apresentação:
.3 Exercícios de Aquecimento corporal – 30 min. Aproximadamente:
4Alongamento e consciência corporal.
5 Cantiga de Roda (essa atividade é muito válida para trabalhar a integração do grupo, atenção, concentração, coordenação motora, além é claro de realizar um ótimo aquecimento corporal, de uma maneira lúdica e prazerosa).
5 Cantiga de Roda (essa atividade é muito válida para trabalhar a integração do grupo, atenção, concentração, coordenação motora, além é claro de realizar um ótimo aquecimento corporal, de uma maneira lúdica e prazerosa).
3. Espaço cênico – 60 min. aproximadamente. (Este é o primeiro ensinamento para fazer teatro. Ao propor que os alunos andem pelo espaço (o que mais tarde será o palco) instiga-se os alunos a preenchê-lo, a ter foco, ritmo, visão periférica, trabalho em grupo, atenção, concentração).
4. Relato de Experiências – 30 min. Aproximadamente. (sentimentos e impressões)[1].
Módulo 2 – Conhecimento pessoal e relacionamento interpessoal :
1. Dinâmica de integração: – 30 min.
2. Exercícios de Aquecimento (vocal, corporal, facial. Promover a integração, a atenção, concentração e o estado de prontidão dos alunos) – 30 min.
3. Retomada da conscientização do espaço cênico.
4 Iniciação à criação da personagem (instigá-los a descobrir andares diferentes, olhares, movimentos e gestos para potencializar a descoberta dos diferentes tipos em si mesmo e em seu corpo. Conhecer melhor seu próprio corpo e suas possibilidades). – 30 min.
Improvisação em dupla (a partir dos estímulos propostos a cima, os tipos criados iram se encontrar numa determinada situação, proposta pelo grupo. O aprender a propor e a ceder será muito importante neste jogo) – 60 min.
5. Relato de Experiências – 30 min.
Módulo 3 – Conscientização Corporal :
1.Conscientização do corpo, através de ensinamentos básicos da eutonia[2] - 30 min.
2.Exercícios de Aquecimento – 15 min.
3.Ações do Movimento (através dos ensinamentos de Laban, estudaremos os fatores do movimento (foco, peso, fluxo, tempo) e em seguida as 8 ações dos movimentos que são: flutuar, socar, pressionar, chicotear, deslizar, torcer, espanar e pontuar) – 2 horas
4. Relato de Experiências – 15 min.
Módulo 4 – Improvisação (Criatividade, concentração e atenção) :
1. Exercícios de Aquecimento corporal – 30 min.:
2 Alongamento e consciência corporal.
3 Cantiga de Roda
4. Exercícios de improvisação segundo ensinamentos de Viola Spolin (sempre enfatizando o trabalho em grupo, o saber jogar em cena, ora propondo e ora cedendo à proposta do colega. Assim como o aprimoramento da comunicação com o outro)– 2 horas.
5. Relato de Experiências – 30 min.
Módulo 5 – Expressão Vocal :
1. Estudo da voz (trabalho realizado em dupla, consiste na percepção da própria voz e depois da percepção do outro em relação a sua própria voz) – 30 min.
2. Aquecimento vocal – 30 min.
3. Ações do movimento na voz (através das ações do movimento propostas na aula 3, os alunos serão instigados, de uma maneira prazerosa a falar segundo essas ações)– 60 min.
3.1 Através dos tipos criados na voz, será feita a criação de cenas, conforme textos propostos pela educadora. (sempre realizadas coletivamente, e os textos serão propostos segundo autores relevantes de diferentes épocas do teatro mundial e brasileiro).
4. Relato de Experiências – 30 min.
Módulo 6 – Trabalhando com textos dramáticos :
1. Exercícios de Aquecimento (vocal, corporal, facial) – 15 min.
2. Nesta etapa estudaremos os gêneros literários (enfatizando o dramático). Trabalharemos com textos diversos, do teatro grego, renascentista, romântico, moderno e contemporâneo, de vários autores (fazendo assim, um estudo rápido pela historia mundial do teatro, na prática) – 2 horas e 30 min.
3. Relato de Experiências – 15 min.
Módulo 7 – Trabalhando no palco .
1. Aquecimento – 15 min.
2. Através de assuntos já abordados em aulas anteriores (espaço cênico, improvisação, conscientização corporal, voz, etc.) trabalharemos e discutiremos como tudo isso pode ser levado ao palco, criando esquetes teatrais. – 2 horas e 30 min.
3. Relato de Experiências – 15 min.
Módulo 8 – Esquetes teatrais (ou peça teatral) e Encerramento .
1. Aquecimento – 15 min.
2. Apresentação dos exercícios, esquetes, improvisações, (ou peça teatral) os quais cada aluno, dupla, ou grupo se identificou (a criatividade poderá correr solta entre os alunos, os quais poderão praticar ensaios e que se
rvirá para apresentar todas às quarta e quinta feira em apresentasões de ensaios aberto) Este ensaio contará com resultados do que foi selecionado nos módulos das aulas passadas.
Esses ensaios acontecerão com professores que darão aulas extras. São dividido em duas aulas Hs: 2:15 minutos cada aula.
durante dois dias, com os ensaios que serão mostrados na programação de ensaios abertos dos participantes dos cursos de Teatro e Dança.
Com esta oportunidade, Gostaria de expressar meu agradecimento pela atenção, e reitero que: As minha dificuldades são imensas. Eu necessito de oportunidade de trabalho em minha Área Artística Cultural. Porque penso ser uma saída para minimizar com, superar as necessidade por parte de mantimento como Casa cama mesa e banho e também atender as demandas necessária para viabilização do meu projeto. ao visitar os equipamento percebo que existe a dificuldade de ser atendido as agendas para tentar buscar apoio necessário.
As pessoas estão longe distantes, e assim percebo ser necessário um tratamento melhor pois eu sou um Artista e estou buscando urgente uma oportunidade de trabalho de forma remunerada e poder continuar com os meus estudos e minhas pesquisas compatíveis a demanda do objeto.
