Festa Religiosa

Procissão do Fogaréu

Descrição curta

A III Procissão do Fogaréu, na cidade de Reriutaba, também representará a prisão de Cristo antes de sua crucificação, com requintes de cerimônia medieval.
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e ao som de tambores, o cortejo à luz de velas pelas ruas é feito por 15 fiéis encapuzados com hábitos de penitência - chamados de farricocos,que representam a guarda judaicados sacerdotes.

Site

http://www.ligaecoar.com http://www.ligaecoar.com
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 01/02/2017 a 06/03/2017 às 23:59

Descrição

O que aconteceu na quinta-feira Santa?

Na Quinta-Feira Santa ou Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Nesse livro, pode ler-se que não houve uma única família de egípcios na qual não tenha morrido o primogênito, pelo que o faraó permitiu que os judeus abandonassem do Egito, e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o faraó rapidamente se arrependeu de tê-los deixado sair, e mandou o seu exército em perseguição dos judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho, fechou o canal que tinha criado, afogando os egípcios. Para os católicos, o cordeiro pascal de então passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.

A Origem da Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, inspirado nas celebrações de sua terra natal, que, por sua vez, remontam à Idade Média. A procissão do Fogaréu lembra cerimônias antigas em muitos de seus ritos. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.
A tradição, que remonta ao século XVIII, e ainda subsiste na cidade espanhola de Sevilha, simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo.


A Procissão do Fogaréu em Reriutaba

A Procissão do Fogaréu, na cidade de Reriutaba, também representará a prisão de Cristo antes de sua crucificação, com requintes de cerimônia medieval.
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e ao som de tambores, o cortejo à luz de velas pelas ruas é feito por 15 fiéis encapuzados com hábitos de penitência - chamados de farricocos,que representam a guarda judaicados sacerdotes, que abrem os rituais de execução.
Seguidos de pessoas que carregam velas ao som da fanfarracria-se o cenário de dor e angústia pela prisão de Jesus Cristo antes da crucificação.
As máscaras dos farricocos representam o mal, que sempre esconde sua face quando está próximo da luz.
Ao longo do trajeto,na primeira parada, encontram a mesa da última ceia já dispersa.

Em seguida, avançam para um ponto alto da cidade. Essa segunda parada simboliza o Jardim das Oliveiras - Getsêmani, onde se dará a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha
CSV Dataprev - Inciso 1
# Caso não queira filtrar entre datas, deixe os campos vazios.
CSV Dataprev - Inciso 2
# Caso não queira filtrar entre datas, deixe os campos vazios.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem