
Ciclo
reisado
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
O Grupo Folia de Reis de Madalena-CE, surgiu em 1984, inserido nas lutas pela emancipação política do município, com o objetivo de arrecadar fundos para custear as despesas com as mobilizações (panfletos, passagens e honorários do advogado) em torno da referida emancipação.Desde então, no Tempo do Natal, de 25 de dezembro (Nascimento de Jesus) a 6 de janeiro (Dia de Santos Reis), o grupo sai em visitas pela madrugada às famílias madalenenses, entoando canções e benditos que expressam a caminhada dos reis Magos a Belém. Vale ressaltar que para manter a tradição nesse novo contexto de insegurança social mesmo nas pequenas cidades interioranas o grupo precisou se adequar à nova realidade e antecipar o horário de circulação pelos bairros da cidade, há uns dois anos o grupo sai por volta das 22 horas e garante a visita até meia- noite. É sempre um momento de espera e emoção, onde a grande maioria das famílias acolhe os foliões com muita alegria e fé e acreditam na bênção da casa como retribuição à esmola concedida, bem como temem a “barba de Herodes”, um refrão que é cantado quando o/a dono/a da casa não abre a porta para acolher os visitantes.
Por este grupo já passaram muitas pessoas (homens, mulheres, jovens e crianças), como também há alguns membros que perseveram nele desde criança.
Por necessidade de uma identificação própria, no ano 2010, o Grupo Folia de Reis decidiu escolher um patrono e assim homenagear o Sr. José Alzir Silva Lima (Zé Salgado), pondo no grupo o seu nome, homenagem essa justificada pela forma gentil com que o mesmo acolhia os foliões, abrindo sua casa e fazendo verdadeira festa fazendo com que o grupo repetisse várias vezes as canções, dando esmolas e também oferecendo uma ceia para o grupo. E assim em nome do nosso patrono os agradecimentos dos foliões a todos/as que acolheram e acolhem com alegria o Grupo Folia de Reis José Alzir Silva Lima durante todos estes anos. A todos os madalenenses a nossa GRATIDÃO. E Viva o Deus Menino nascido em Belém e que a cada ano procura um lugar para renascer e permanecer vivo na manjedoura do seu coração. ACOLHA-O!
