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Descrição
Consolidar e implementar um cineclube na periferia de Fortaleza constitui significativo avanço na educação e na formação de opiniões críticas, onde serão discutidos os assuntos abordados nas produções de forma criativa e dinâmica, visto que as salas comerciais de projeção disponíveis encontram-se todas em Shoppings, situados, em sua maioria, mais de 10 km de distância, com dificuldade de acessibilidade.Passar filmes é a atividade mais básica do nosso cineclube. Portanto, a programação é formada por curtas, e longas metragem, nos mais variados temas: períodos cinematográficos, questões políticas, sociais, ambientais, comportamentais, direitos humanos, indígenas, temática LGBT, dentre outros. Serão realizadas 12 (doze) sessões ordinárias, 12 (doze) com público oriundo das escolas públicas, com periodicidade quinzenal, com duração em média de 120 minutos cada uma.
O local dos encontros e projeções é no Centro Cultural Comunitário da Proponente, com um espaço de 1.200 m², com disponibilidade de sala para projeção e reuniões, portanto prédio próprio. É um espaço de difusão e discussão, exercendo um papel fundamental na formação de novas plateias.
Com foco na acessibilidade, é priorizado o livre acesso de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, possibilitar-lhes o pleno exercício de seus direitos culturais, por meio da disponibilização ou adaptação de espaços, equipamentos, transporte, comunicação e quaisquer bens ou serviços às suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas de forma segura, autônoma ou acompanhada.
No contexto do Cineclube, a cultura deve ser reconhecida como fator de entendimento de questões contemporâneas como as identidades, a coesão social e o desenvolvimento de economias fundadas no saber. É importante favorecer o intercâmbio de conhecimentos e de práticas, facilitando a inclusão e a participação de pessoas e grupos advindos de horizontes culturais variados, reconhecendo essas identidades como plurais, variadas e dinâmicas. É preciso fomentar a “alfabetização digital” e aumentar o domínio das novas tecnologias da informação e da comunicação, que devem ser consideradas, ao mesmo tempo, disciplinas de ensino e instrumentos pedagógicos capazes de fortalecer a eficácia dos serviços educativos. Toda pessoa, individualmente e em coletividade, tem o direito ao acesso e à livre participação da vida cultural, através das atividades de sua escolha. Cada indivíduo deve poder gozar de:
□ liberdade para expressar-se, em público ou em privado;
□ a liberdade de exercer suas próprias práticas culturais e prosseguir com um modo de vida associado à valorização de seus recursos culturais;
□ a liberdade de desenvolver e compartilhar conhecimentos, expressões culturais e de participar das diferentes formas de criação, bem como de seus benefícios;
□ educação e formação que contribuam para o livre e pleno desenvolvimento da sua identidade cultural;
□ participação no desenvolvimento cultural das comunidades das quais é membro.