As informações deste registro é histórico gerado em 09/04/2017 ás 23:15:11.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Em busca de traduzir toda a força do feminino e com o anseio de falar sobre aquilo que está nas entrelinhas, as Caboclas se apresentam com a força atrevida de Jéssica Cisne, a firmeza de Keylla Rocha, a audácia de Israela Aragão, a malemolência tímida de Quésia Carvalho e a transgressão percussiva de Tátila Costa.
Endereço:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município: Sobral
Estado: CE
Descrição
Cinco personalidades, cinco cores, cinco mulheres.Formado na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, o grupo vocal Caboclas nasceu em 2015 sob a orientação da Professora Simone Sousa, de início, com a intenção de reunir cinco vozes femininas à capela ou acompanhadas de instrumento para interpretar canções de sua autoria na mostra do curso de Música-Licenciatura desta mesma instituição.
A partir do sucesso em sua primeira aparição, o grupo tomou um caminho seu, característico. Agora, influenciadas pelo evidente e ativo empoderamento feminino, tão discutido nos últimos tempos e partindo de um anseio de tomar o que lhes é de direito, essas cinco cantoras sobem ao palco de cara limpa, levantando e somando suas vozes as de outras mulheres, para se posicionar diante de temas importantes e necessários nos dias atuais.
Encorajadas e motivadas pela força da discussão sobre o feminino e tudo que lhe rodeia, as Caboclas se juntam de maneira independente, com suas bagagens e vivências musicais únicas para montar o seu primeiro espetáculo (com nome ainda a ser definido) que trata, em suma da vontade de falar, questionar e expor o ‘lugar’ da mulher na sociedade, questionando o quanto as influências culturais reforçam estereótipos que não se aplicam à todas. Utilizando-se de flashes no tempo, falas comuns, construções sociais e falácias do dia-a-dia, imagens, textos, dados estatísticos e poemas, as Caboclas buscam provocar, instigar e principalmente, fazer refletir sobre as questões de igualdade de gênero. A primeira apresentação deste trabalho aconteceu em dezembro de 2016, no Theatro São João,dentro da programação do II Corporal – Festival de Coro em Cena com o título provisório “Cor de Cobre”. Desde então, o grupo pesquisa, ensaia aprimora o espetáculo.
Em busca de traduzir toda essa força, o repertório, em constante evolução, traz cantoras que falam sobre a temática feminista, entre elas – a madrinha do grupo - Simone Sousa, Elza Soares e Rita Lee.
Com o anseio de falar sobre aquilo que está nas entrelinhas, as Caboclas se apresentam com a força atrevida de Jéssica Cisne, a firmeza de Keylla Rocha, a audácia de Israela Aragão, a malemolência tímida de Quésia Carvalho e a transgressão percussiva de Tátila Costa.