As informações deste registro é histórico gerado em 16/06/2018 ás 18:49:28.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Victor Hugo Barroso de Souza Portela

Victor Hugo Portela é bailarino, ator e militante da arte e da cultura. Realiza trabalhos em parceria com grupos, coletivos e artistas independentes de teatro, dança, cinema e moda do Ceará desde 2010. Transita na arte entre a criação, pesquisa, formação e gestão. Integrou a coordenação do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea. É licenciado em teatro, técnico em dança e mestrando em dança.

Site: https://www.facebook.com/victor.hugo.10004694

Email: vhportelaa@gmail.com

Endereço: Rua Stênio Gomes, 851 , Jardim das Oliveiras, 60821-450, Fotaleza, CE

CEP: 60821-450

Logradouro: Rua Stênio Gomes

Número: 851

Complemento:

Bairro: Jardim das Oliveiras

Município: Fotaleza

Estado: CE

Descrição

Técnico em Dança pelo SENAC/SECULTCE e licenciado em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, iniciou seus estudos em Teatro em 2005 com Marcelo Marrakett no Rio de Janeiro. Em 2009 integrou o grupo Teatro da Boca Rica participando do elenco de O Fabuloso Catador de Histórias, permanecendo até 2011.
Em 2010 fundou o Grupo Artama, posteriormente Coletivo Cego, premiado dois anos consecutivos no Festival de esquetes da Cia Teatral Acontece - FECTA, em 2011 como grupo revelação e em 2012 como prêmio especial de pesquisa de linguagem. Em 2011 entrou no grupo de Teatro Físico Teatro MiMO participando de duas produções do grupo: Mulieres e Sakura Matsuri: O jardim das cerejeiras. Com este grupo pôde fazer aulas com profissionais das artes do corpo como Carlos Simioni(SP), Victor de Seixas(SP), David Limaverde(HOL).
Desde 2012 realiza trabalhos solo e colaborações artísticas tendo circulado pelo Estado do Ceará com os solos de Dança Joystick e Milk Harlem Shakespeare em eventos como Pequenos Trabalhos não são trabalhos pequenos – Teatro Máquina; Mostra Arte Caseira – Cia Balé Baião; e Manifesta! Festival e no Teatro Antonieta Noronha.
Como iluminador, criou e executou as iluminações dos espetáculos Tentativas contra a vida dela (também produziu), Cadê o fim da História e A Menina dos Cabelos de Capim.
A experiência em Teatro Físico conduziu até a Dança, fazendo aula com diferentes professores como Denise Stutz(RJ), Wilemara Barros(CE), Paulo Caldas(CE/RJ), Carolina Wiehoff(CE/RJ), Luciana Bicalho(RJ), Márcia Santiago(CE/BA), Ernesto Gadelha(CE), Andréa Bardawil(CE), Fabrice Ramalingon(FRA), para citar alguns. Atualmente segue os estudos em Dança na Academia Tereza Passos com a professora Talita Furtado.
Em 2015, criou o Bu! Criações de Calabouço, espaço de criação coletiva e colaborativa, onde os artistas criam vínculos com as obras. Neste espaço dirige o trabalho KKKK, que circulou em eventos como a Bienal de Dança do Ceará e Pequenos Trabalhos não são trabalhos Pequenos. Este trabalho foi contemplado no Edital de Ocupação Temporada de Arte Cearense 2016 -Quinta com Dança - do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na categoria montagem de espetáculo de Dança no Edital das Artes 2016 da SECULTFOR.
Integrou o projeto Um lugar Para Explodir, contemplado no primeiro Laboratório de Dança do Ceará – Porto Iracema das Artes, em 2015, tendo realizado apresentações no SESC Iracema e no Maloca Dragão 2016.
Realizou diálogo dramatúrgico do espetáculo Manga com Leite da Alysson Amancio Companhia de Dança, trabalho dirigido por Fauller, fazendo parte do projeto Percursos de Criação da Bienal Internacional de Dança do Ceará.
É pesquisador, transcritor e colaborador de edição no projeto de documentário da Dança Cearense Dançanagrama – Vestígios de histórias em movimento e criação da Cia Dita, com previsão de lançamento em 2017.
Atualmente segue com a montagem do espetáculo KKKK, e com pesquisa sobre corporeidade-dança-cidade, investigando corporeidades resistentes no viver e no fazer da Dança.
Membro da gestão 2015 – 2017 da Associação dos bailarinos, coreógrafos e professores de Danças do Ceará, é assistente de coordenação pedagógica da primeira turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea, proposto por essa associação.
É representante da Dança no Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza no biênio 2017-2018.

Vídeos