As informações deste registro é histórico gerado em 02/09/2024 ás 16:30:19.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Aécio Rodrigues de Oliveira

Mestre Aécio de Zaira é músico, cantor, compositor e luthier, natural de Crato, Ceará. Multiartista curioso, atua em diversas linguagens artísticas, como o teatro e as artes visuais. Ministra oficinas de música e luteria há mais de 20 anos no Ponto de Cultura PROCEM em Crato/CE. Foi contemplado com o título de Mestre da Cultura pelo Edital SECULT-CE Tesouros Vivos da Cultura - edição 2018.

Email: aeciodezaira@gmail.com

Telefone Público: (88) 99966-5916

Endereço: Avenida Lavras da Mangabeira 1140, Seminário (Cacimbas), Crato, CE, BR

CEP: 63116-310

Logradouro: Avenida Lavras da Mangabeira

Número: 1140

Complemento:

Bairro: Seminário (Cacimbas)

Município: Crato

Estado: CE

Descrição

Mestre Aécio de Zaira é músico, cantor, compositor, violonista, violeiro e luthier, natural de Crato, Ceará. Multiartista curioso, flerta de longa data com diversas linguagens artísticas, como o teatro e as artes visuais.

Aos dez anos criou seu primeiro instrumento musical – um violão feito com tala de coco babaçu – seguindo as dicas e orientações de sua mãe, Dona Josefa.

No ano de 1999, fundou no quintal de sua casa o Projeto Cultural Edite Mariano, hoje Ponto de Cultura Associação PROCEM, em parceria com sua esposa, a cantora e mestra de maracatu Tereza Zaira. Juntos, promovem continuamente ações artísticas e culturais no bairro onde moram.

Em meio à sua carreira musical de mais de quatro décadas e o trabalho na construção civil, ministra voluntariamente há muitos anos aulas de música e luteria para pessoas de todas as idades, seja no projeto em sua casa, seja em várias comunidades ou instituições culturais e educacionais da região.

Ao longo de sua trajetória musical, já compôs dezenas de canções e lançou dois trabalhos autorais (“Espaço” em 1999 e “Cordas e Acordes” em 2013), se apresentando em vários espaços culturais e eventos da região do Cariri. Suas composições e arranjos versam sobre a natureza, tema que lhe é muito querido e se reflete no seu trabalho artístico como luthier, e abordam aspectos do cotidiano de suas vivências como homem sertanejo, atento à simplicidade das coisas e que se autoafirma e resiste diante do nosso contexto cultural e socioeconômico excludente brasileiro. A lírica de suas músicas e versos, por vezes envolta em uma atmosfera de mistério e materializada através de ritmos como o baião, o xote, o reggae, o samba e o afoxé, reflete de maneira sutil e singela sua forte conexão com a espiritualidade e as manifestações culturais de raízes brasileiras.

Desde a fundação do Ponto de Cultura PROCEM, desenvolve regularmente até hoje atividades de luteria, pesquisando a fabricação de diversos tipos de instrumentos musicais a partir da reutilização de sobras de madeiras e outros materiais que encontra no lixo. Mestre Aécio de Zaira foi contemplado como Mestre no Edital SECULT-CE Tesouros Vivos da Cultura edição 2018.

Vídeos