As informações deste registro é histórico gerado em 17/02/2024 ás 20:47:33.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Renata Cavalcante de Oliveira

Professora, pesquisadora e artista.

Site: https://renatacavalcantee.wixsite.com/my-site-9

Email: renatacavalcantee@gmail.com

Descrição

Atualmente doutoranda em Comunicação Social com foco em cinema e audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM UFC), onde também concluí meu mestrado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes UFC. Além disso, completei o Curso de Realização em Audiovisual, uma extensão oferecida pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Entre 2016 e 2019, trabalhei na escola Vila das Artes, fazendo parte da equipe de coordenação de audiovisual.
No campo da produção, fui responsável pelos curtas "Pop Ritual" e "Boca de Loba", ambos premiados no Cine Ceará nos anos de 2018 e 2019, respectivamente. Também produzi a vídeo instalação "A Saída da Fábrica", que foi premiada no Salão De Abril em 2016. Idealizei e produzi o cineclube de rua Cine Corno de 2014 até 2016, que pesquisava cinema expandido e exibia filmes nacionais na Praça dos Leões em Fortaleza/CE. Além disso, produzi o curta "Cinemão" em 2015, o qual foi premiado na mostra Olhar do Ceará.
Como educadora, lecionei na área de audiovisual na rede Cuca de 2020 a 2022. Ministrei oficinas de escrita criativa e de elaboração de projetos culturais no Instituto Juventude e Inovação, além de oficinas de práticas artísticas, leitura de imagens e fabulações em instituições como o Sesc Bertioga/SP, Sobrado José Lourenço e na Poesis, uma plataforma de ensino cultural de São Paulo. Também orientei projetos artísticos e de produção na escola de audiovisual no Centro Cultural Bom Jardim/CE.
Fui avaliadora de projetos culturais na categoria de audiovisual e literatura para as prefeituras de Orós/CE, Santos/SP, Lagoa Santa/MG , Secult/CE e Russas/CE em 2023, sob a lei Paulo Gustavo. Na minha carreira como cineasta, dirigi os curtas "Terra Prometida" (2013), "O Sabor do Tutano" (2014), "Ficar me trouxe até aqui" (2016) e "Vento Forte" (2023).
Meus interesses de pesquisa incluem artes, audiovisual, imagem e tecnologia, com um foco particular na memória e suas diversas temporalidades, a escrita ficcional, diários de experiência e a exploração de arquivos familiares.