As informações deste registro é histórico gerado em 11/10/2023 ás 21:17:52.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Sou Neto Camorim, negro, professor da rede pública estadual do Ceará, membro da Ong. Iphanaq desde a sua fundação em 2004, militante cultural há 15 anos. Atualmente estou coord. do Cineclube Iphanaq e do Projeto Papo Cultural realizado na Casa de Antônio Conselheiro. Sou integrante do grupo de Leitura Sertões e Memórias e realizo pesquisas nos percursos de Conselheiro no sertão baiano desde 2014.
Email: netocamorim@gmail.com
Telefone Público: (88) 2149-4803
Endereço: Rua Maria Saraiva 67, José Airton Machado, Quixeramobim, CE, BR
CEP: 63800-000
Logradouro: Rua Maria Saraiva
Número: 67
Complemento:
Bairro: José Airton Machado
Município: Quixeramobim
Estado: CE
Descrição
Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- FECLESC-Quixadá), com especialização em História e Sociologia para o ensino médio pela Universidade Regional do Cariri (URCA) Crato – CE.Professor de História no ensino médio na rede pública estadual do Ceará no Liceu de Quixeramobim. Integrante da Ong. IPHANAQ (Instituto do Patrimônio histórico,
Cultural e Natural de Quixeramobim) desde a sua fundação, entidade idealizadora e que realiza desde 2004 em parceria com outras instituições, o evento Conselheiro Vivo”.
Coordenador do projeto Papo Cultural e do Cineclube Iphanaq que realiza desde 2009 exibições de cinema nacional gratuito no município de Quixeramobim em parceria com o SESC-Ler até 2019 e atualmente com a Casa de Antônio Conselheiro. É integrante do Grupo de Leitura Sertões e Memórias.
Em 2010 e 2011, foi coordenador do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e participou das oficinas de educação patrimonial, arquivo público, fotografia, gestão cultural e audiovisual.
Em 2017 coordenou o projeto de Cineclube “Coração da Imagem”, edital da SECULT CE, onde foram realizadas duas Mostras de Cinema na Casa de Antônio Conselheiro. A primeira rememorando os 120 anos da Guerra de Canudos: Luta e Resistência; a segunda foi o “Curta Sertão na Tela”. Nessa mostra todas as exibições durante uma semana foram de produtores locais, ambientados em Quixeramobim e região. Ainda dentro das ações do projeto Cineclube Coração da Imagem, também coordenou mais 12 exibições nas comunidades rurais do município.
Ainda em 2017, Coordenou o Projeto Cineclube “Sertão Itinerante”, onde foram realizadas 18 exibições de filmes ou documentários nos Assentamentos de Reforma Agrária no município de Quixeramobim.
Desde 2017 é produtor cultural da Mostra de Cinema a Cultura Negra e a Valorização da História Afro-Brasileira, realizada no Liceu de Quixeramobim, na semana da consciência negra.
Participou doo Debates Cineclubistas: CENSO | SENSO CINECLUBISTA e do nosso primeiro encontro da série CENSO | SENSO Cineclubistas com os Cineclubes Organizados do Ceará (Ciclo-CE) no qual apresentou no formato virtual os relatos da experiência do cineclube Iphanaq, em 2020.
Participou do II Seminário Virtual de Cineclubismos Latino-Americanos: Cineclubes: passados analógicos, futuros digitais, realizado em agosto de 2023.
Vídeos
-
Papo Cultural - Carminha André
-
Participação no papo cultural 101 com Marcelo Drummond
-
Participação no Grupo de Leitura "sertões e Memórias".
-
Participação no Papo Cultural 99, relatos das minhas memórias viajantes pelos sertões de Canudos.
-
Mediação do Papo Cultural 96 - 124 do massacre da comunidade de Belo Monte com a socióloga Lucinha Lodo- SP
-
Mediação da mesa virtual com os professores Paulo Zangalli- UFBA e Joana Barros- UNIFESP-SP no evento Conselheiro Vivo- 2021
-
Participação no lançamento virtual do livro, "Campos de concentração da seca de 1932 no Ceará - múltiplas visões e reverberações contemporâneas, o qual tenho artigo publicado, em 2022