As informações deste registro é histórico gerado em 11/10/2023 ás 10:16:04.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Afoxé Oxum Odolá

Como forma de celebrar a cultura negra, o Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), por meio do seu diretor de eventos, Raimundo Praxedes, decidiu fundar um afoxé, ideia abençoada pelo Pai de Santo Wagner de Oxum, ou Oxum Lodê, presidente do Indica, que batizou o grupo de Oxum Odolá, em reverência à sua mãe Oxum.

Site: http://oxumodola.blogspot.com/

Email: afoxeoxumodola.oficial@gmail.com

Telefone Público: (85) 98662-5354

Endereço: Rua Plutão , Aeroporto, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60422-620

Logradouro: Rua Plutão

Número: 80

Complemento: Apartamento 12

Bairro: Aeroporto

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Associação Cultural Afoxé Oxum Odolá

Histórico
O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2008 e lançado oficialmente no dia 27 de Setembro de 2009 como uma organização com Raízes na cultura do povo Iorubá. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade divulgar a cultura e a identidade Negra, através do Canto, do Batuque, da Dança, do Teatro dentre outras atividades. Busca o fortalecimento da cultura através da realização de diversas atividades culturais e educacionais, desenvolvidas por sua diretoria e em parceria com outras organizações.

Um marco na História do Afoxé foi a criação do projeto “Domingo da Liberdade”, que consistia na realização dos ensaios abertos para a comunidade, utilizando o espaço do Parque da Liberdade (Cidade da Criança), onde congregava moradores de diversos bairros de Fortaleza, bem como integrantes de outras agremiações.

Algum tempo depois os ensaios e oficinas foram transferidos para o Passeio Público, espaço público e de valor histórico para nossa cidade. Essa atividade recebeu o nome de “Batuque no Passeio”. Posteriormente às atividades no Passeio Público, foram transferidas para o Estoril, Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza, e também um dos ícones da boemia cearense.
Naquele espaço, a atividade foi batizada de “Batuque no Estoril”.
Nesse novo espaço, no calçadão da Praia de Iracema, novos olhares se voltam para nosso grupo, cidadãos fortalezenses e turistas, chegam para prestigiar e se divertirem com nossas músicas, nosso ritmo Ijexá, com a forma harmoniosa da língua ioruba, homenageando nossos orixás, em especial nossa Patrona, nossa Mãe Oxum, Deusa das Águas Doces e das Cachoeiras do Ouro.

Nesses 10 (dez) anos de existência o Afoxé Oxum Odolá tem se preocupado com a revitalização do centro de Fortaleza, dando preferência a realização de suas atividades nas praças e equipamentos localizados no centro da cidade, tais como: Passeio Público, Parque da Liberdade, Praça General Tibúrcio, Praça da
Gentilândia e Praça do Ferreira. Dentre suas atividades, podemos destacar a Festa das Crianças, realizada no dia 27 de setembro, que ocorreu até 2014, sendo pretensão do grupo retomar o projeto assim que possível.

Da data de fundação aos dias atuais podemos destacar algumas atividades do grupo, como sendo primordiais para a difusão da cultura afro descente e do povo de terreiro. O Afoxé Oxum Odolá despontou no cenário artístico e cultural da cidade através da participação efetiva nas festividades e eventos abaixo listados:
Desfile no Carnaval de Rua de Fortaleza, onde sagrou-se campeão em 2010, bem como a participação no carnaval de Maracanaú. Dia do Maracatu, Dia da Consciência Negra do Município, Dia da Consciência Negra do Estado, Terreiro da Tradição SESC, Povos do Mar SESC, Festival de dança Folgança, Mestres do Mundo, Bienal Percussiva e Dia da Consciência Negra da Unilab.
Várias parcerias foram firmadas, dentre elas podemos destacar: Maracatu Nação Pici, Maracatu Nação Baobá, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Quizomba, Grupo Percussivo Tambores de Safo , Afoxé Amõrisa Odé, Companhia Bate Palmas, e Bloco Carnavalesco Império da Vila.

Não podemos deixar de destacar o incentivo e apoio dos artistas do cenário regional como Pingo de Fortaleza, Compadre Barbosa, Adriana Maria, Tom Jones Carneiro, Rafael(Arte Educador), Fernando Ney, Luana Marly, Ademílson Falamais, Cláudio Ivo, Cláudio Gomes, Mestre Mártin, Mestre Jair e Carlos Brito.
Além dos já citados não podemos esquecer o apoio primordial das autoridades religiosas Mãe Janina, Pai Marcos Amorim, Mãe Gardênia de Iansã, Mãe Bia, Pai Ricardo, Pai Epitácio, e aos demais que contribuíram de alguma forma para a fundação e crescimento do Afoxé Oxum Odolá.

Atualmente o Afoxé Oxum Odolá tem como Presidente o artista plástico, artesão e Diretor de Percussão, Mestre Hugo Costa.