As informações deste registro é histórico gerado em 21/09/2023 ás 13:12:10.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Josimar Alves Torres Serafim, conhecido como Pai Josimar de Tranca Rua, é um pai de santo natural de Madalena, nascido em 13/08/1984. Tornou-se pai de santo em 12/12/2016, estando a frente da tenda Ogum General de Brigada Tranca Rua ao lado de sua esposa, Mãe Aila de Maria Padilha, onde apresentam a Umbanda como ferramenta de transformação social em prol da Comunidade.
Endereço: rua Francisca Severo de Pinho, 11 , Antônio F. de Pinho, 63860-000, Madalena, CE
CEP: 63860-000
Logradouro: rua Francisca Severo de Pinho
Número: 11
Complemento:
Bairro: Antônio F. de Pinho
Município: Madalena
Estado: CE
Descrição
Josimar Alves Torres Serafim, conhecido como Pai Josimar de Tranca Rua, é um pai de santo natural de Madalena, nascido em 13/08/1984. Tornou-se pai de santo em 12/12/2016, estando a frente da Tenda Ogum General de Brigada Tranca Rua ao lado de sua esposa, Mãe Aila de Maria Padilha, onde apresentam a Umbanda como ferramenta de transformação social em prol da Comunidade. É presidente da Associação Beneficente Cultural e Religiosa Afro-brasileira do Ceará (ABECRA), e faz parte do comitê gestor das expressões Afro-brasileiras do Ceará. Além disso, faz parte do conselho do meio Ambiente de Madalena. O terreiro foi fundado em 15 de junho de 2016, na rua Francisca Severo de pinho, Antônio Firmino, Madalena CE, data do registro 15/06/2017 na Associação Comunitária Mãe Maria Araúna dos umbandistas de Quixeramobim, Pai Josimar, como é comumente chamado, é marcado por sua seriedade e compromisso com a promoção do respeito religioso, assim como por suas festas cheias de alegria, cultura e tradicionalismo, filho de santo de pai Nelson Ferreira de Zé Pelintra, Mãe Maria Cangaço, quando se tornei pai de santo, comecei na tenda de Maria Conga, minha primeira de mãe de santo foi a Madrinha Maria de Quixeramobim, onde recebi as minhas 7 linhas na umbanda pelo pai Nelson Ferreira de Iemanjá do caboclo Zé pelintra. Desde 2016, pai Josimar de Tranca Rua cuida de seus filhos de santo. Pai Josimar de Tranca Rua define-se como um chefe religioso “preocupado com o dia a dia dos seus filhos de santo, orientando-os nos bons pensamentos mediúnicos." Entusiasta e defensor, desenvolve suas práticas e a ritualística da Umbanda, além de usar seus conhecimentos com medicina popular através da feitura de remédios e lambedores a partir de plantas medicinais, pai Josimar de Tranca Rua, desenvolve ações culturais no sentido de valorizar os povos de terreiro de Umbanda e de através de atividades oriundas Cultural Afro-brasileira.Nascido em 13 de agosto de 1984, em Madalena, Ceará, Josimar tem origem humilde, o que o fez batalhar por melhores condições de vida.
Ao seu lado, ele também tem sua família carnal: sua mãe, suas irmãs, seus sobrinhos e sua esposa seu filho e enteados. Guerreiro, ele é um guardião da memória e um representante do patrimônio cultural e imaterial do território de Madalena, onde mora desde 1984, Josimar é um cidadão reconhecido por seu trabalho comunitário e por sua atuação no campo da cultura afro-brasileira.
Para ele, ser pai de santo é a missão mais importante de sua vida.
“Quem manda na mata é Oxóssi… Oxóssi é caçador."