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PRODANÇA

Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), atua desde 2003, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará. Vem participando ativamente como instância representativa da categoria de dança no Ceará, perante a comunidade artística e a sociedade em geral, objetivando construir coletivamente a cena da dança na capital e nas demais cidades do estado.

Site: https://www.instagram.com/_prodanca/

Email: associacaoprodanca@gmail.com

Endereço: Vila Bachá 7, Meireles, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60160-050

Logradouro: Vila Bachá

Número: 7

Complemento: Sala 21

Bairro: Meireles

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

GESTÃO 2022-2024
Presidente: William Pereira Monte
Vice-presidente: Henrique Castro
Tesoureiro: Honório Félix
Secretário: Victor Hugo Portela


A Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), fundada em 06 de fevereiro de 2003, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, é uma sociedade civil de personalidade jurídica de direito privado, filantrópica, de caráter cultural, social e educativo, com atuação em todo território nacional. Em 19 anos de atividade, vem participando ativamente como instância representativa da categoria de dança no Ceará, perante a comunidade artística e a sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento da dança nos âmbitos educativo, social, político e cultural, através da promoção de oficinas e eventos que estimulam a reflexão crítica sobre o contexto atual da dança, não só local como também internacional, objetivando construir coletivamente a cena da dança na capital e nas demais cidades do estado. Diante do exposto, essas são as principais iniciativas realizadas de 2003 a 2022:

1) Representação jurídica, de 2003 a 2022, de artistas individuais e coletivos.

2) Realização de 8 edições da Mostra Prodança, entre 2003 e 2016, como estímulo à circulação de grupos e companhias, e intercâmbio entre coreógrafos e bailarinos independentes, através de apresentações e oficinas, com participação de artistas da capital e do interior do Ceará. As mostras foram realizadas em diversos espaços, como o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Teatro da Boca Rica, o Teatro Antonieta Noronha, o Sesc Iracema, a Artelaria e a Caixa Cultural.

3) Representação nas conferências municipal e estadual de Cultura, em 2005.

4) Participação do Mercado Cultural da Bahia, em 2005.

5) Proponente realizadora dos Convênios firmados com a Funarte em prol da realização da VI Bienal Internacional de Dança do Ceará, em sua edição comemorativa de 10 anos de existência, em 2007.

6) Proponente realizadora das de duas edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par, em 2008 e em 2010, em editais diversos.

7) Proponente realizadora dos Convênios firmados com a Funarte em prol da realização da da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará, em 2009.

8) Proponente realizadora do projeto de formação do Festival de Dança Litoral Oeste, com realização no primeiro semestre de 2009, antecipando a programação artística a ser realizada em julho.

9) Proponente do Projeto Dançando na Escola, em parceria com a Vila das Artes e Secretaria da Cultura de Fortaleza, em 2011 e 2012.

10) Representação na área da dança junto ao SATED Ceará, de 2012 a 2013.

11) Proponente realizadora dos projetos de formação da Escola Pública de Dança de Fortaleza, na Vila das Artes, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME) no primórdio de sua realização.

12) Participação na seleção dos candidatos a pleitear vaga na IV Turma do Curso Técnico em Dança (SECULT/SENAC/IACC), em 2013.

13) Proponência contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, em 2013, com o projeto "O que é Dança Contemporânea?", da associada Thereza Rocha.

14) Realização de parcerias na realização da Escola de Danças Urbanas, em 2014, com a escola Porto Iracema das Artes, do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC).

15) Realização do projeto Estâncias do Corpo, em 2014, com o Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC).

16) Proponência contemplada na Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, com o projeto Repertório, da associada Silvia Moura, em 2014.

17) Proponência contemplada no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, em 2015, do projeto "New General Catalogue", do coletivo No barraco da Constância tem!, dos associados Honório Félix e William Pereira Monte.

18) Participação, de 2010 a 2019, da organização da Semana da Dança de Fortaleza, em parceria com a Vila das Artes, Porto Iracema das Artes, Fórum de Dança do Ceará e Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).

19) Parceria, em 2017, com a Mostra Intenções, em Itapipoca, levando para o evento as oficinas “Corpo, forma e performance”, de Henrique Castro, e “Corpo e política”, de Márcio Medeiros.

20) Parceria, em 2017 e 2018, com o Festival de Dança do Litoral Oeste (Itapipoca, Paracuru e Trairí), propondo rodas de conversa e registros escritos sobre o evento.

21) Parceria, em 2017, 2018, 2019 e 2020, com o setor de estágios da Universidade Federal do Ceará (UFC), atendendo a estagiários do curso de Bacharelado em Dança.

22) Idealização e realização, em 2017, da primeira turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), realizado no Theatro José de Alencar, através de projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do edital de Demanda Espontânea de 2016.

22.1) Através do CIDC, capacitação de 31 alunos de diferentes localidades da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana e contratação de 15 profissionais de dança do Estado do Ceará como professores (https://youtu.be/jIXXhYMplU4);

22.2) Conclusão do curso com o espetáculo “Degradação: um sacrifício pela novidade”, com direção coreográfica de Paulo José e assistência de direção de João Paulo Rodrigues Barros, apresentado no palco principal do Theatro José de Alencar, dentro da programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará (https://youtu.be/BdkeZ3N9BLY).

23) Idealização e realização, em 2018, da segunda turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), realizado no Theatro José de Alencar, através de projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do edital Escolas livres da cultura 2018.

23.1) Através da segunda turma do CIDC, capacitação de 26 alunos de diferentes localidades da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana e contratação de 8 profissionais de dança do Estado do Ceará como professores (https://youtu.be/c5ksG9KUjdA).

23.2) Conclusão do curso com o espetáculo “Pôvonativiô: somos feitos de átomos, mas também de histórias”, com argumento de Aspásia Mariana e assistência de Felipe Damasceno, apresentado no palco principal do Theatro José de Alencar, dentro da programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par (https://youtu.be/63qEjVszZdY).

24) Idealização e realização, em 2019, da terceira turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), realizado no Theatro José de Alencar, através de projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do edital Escolas livres da cultura 2018.

24.1) Através da terceira turma do CIDC, capacitação de 22 alunos de diferentes localidades da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana e contratação de 10 profissionais de dança do Estado do Ceará como professores (https://youtu.be/4e53SocePLk).

24.2) Conclusão do curso com o espetáculo “Ruína”, com concepção e direção de Henrique Castro, apresentado no palco principal do Theatro José de Alencar, dentro da programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará (https://youtu.be/PMMw7NHnyXg).

25) Idealização e realização, em 2020 (paralizado por conta da pandemia de Covid-19) e em 2022, da quarta turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), realizado no Theatro José de Alencar, através de projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do edital Escolas livres da cultura 2018; com 31 alunos e ainda não concluído).

26) Fundação, em 2017, da Conluio Sala de Criação, em parceria com a Associação dos Produtores de Artes do Ceará (Proarte), a Bienal Internacional de Dança do Ceará e o Outro grupo de Teatro, com duração até dezembro de 2018.

26.1) Como parte de suas atividades regulares, a Conluio acolhe artistas, coletivos e iniciativas a realizarem reuniões, ensaios e outras atividades, tendo passado pela sala nomes como Ariel Volkova, Bruno Gomes, Cia. Dita, Edivaldo Batista, Felipe Damasceno, Grupo Panelinha de Teatro, Ítalo Campos, Isac Bento, Janaína Bento, Jhon Morais, Luciene Feitosa, No barraco da Constância tem!, Rosa Ana Druot, Ruth Aragão, Taís Augusto e Victor Hugo Portela, além da própria Prondança, Proarte, Bienal Internacional de Dança do Ceará e Outro grupo de Teatro.

26.2) Realização, em 2017, da ação “Prodança convida para falar de Dança”, com o tema “Descompasso entre Formação e Criação”; e da residência de criação “The bichxs metazoa é quase-desfile animália”, do No barraco da Constância tem!.

27.3) Abertura, em 2018, da Biblioteca de Artes Cênicas da Conluio, contendo cerca de 120 títulos de Dança e de Teatro, além de fotocópias de textos.

27.4) Realização, em 2018, da roda de conversa “Mães pela diversidade”; as gravações do filme “A milésima segunda noite”, de Ariel Volkova e Taís Augusto; das gravações do clipe “Bom dia, saudade”, de Lorena Nunes; do ensaio aberto do trabalho “Guerreiras”, de Aspásia Mariana; do espetáculo “Histórias compartilhadas ou Dos corpos que não se bastam”, do Outro grupo de Teatro; da “Residência com o Fantasma da Frau Troffea”, do No barraco da Constância tem!; e de aulas do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea.

28) Fundação, em 2019, da Pirarucu – espaço de invenção, em parceria com a Associação dos Produtores de Artes do Ceará (Proarte), a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Outro grupo de Teatro, o Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis, o coletivo No barraco da Constância tem! e os artistas Juliana Tavares e Ayrton Pessoa, com duração até março de 2020.

28.1) Como parte de suas atividades regulares, a Pirarucu acolhe artistas, coletivos e iniciativas a realizarem reuniões, ensaios e outras atividades, tendo passado pela sala nomes como As 10 graças coletivo de palhaçaria, a Crisálida de teatro, Ruth Aragão, Bruno Gomes, Luciene Feitosa e Jhon Morais, além dos próprios residentes do espaço.

28.2) Continuidade da Biblioteca de Artes Cênicas, agora sob o nome de Biblioteca de Artes Cênicas da Pirarucu, contendo cerca de 200 títulos de Dança e de Teatro, além de fotocópias de textos.

28.3) Realização, em 2019, da temporada do espetáculo “Mystura tropykal”, do No barraco da Constância tem!; e de aulas do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea.

29) Realização, no ano de 2018, da Bienal Internacional de Dança do Ceará De par em Par, em parceria com Proarte, Indústria da Dança, SESC-CE, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim e Centro Cultura Banco do Nordeste.

30) Realização, no ano de 2017, da Bienal Internacional de Dança do Ceará, em parceria com Proarte, Indústria da Dança, SESC-CE, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim e Centro Cultural Banco do Nordeste.

30.1) Como uma das realizadoras da Bienal, atuou nas Ações formativas, produzindo edições do programa “Prodança convida para falar de Dança”, com os temas “Organização de coletivos, mobilizações e experiências de Dança”, realizado em Sobral, “Pensar novas perspectivas em Dança nas relações entre interior e capital”, realizado em Trairi, “Culturas populares e contemporaneidade”, realizado em Fortaleza (com mediação de Graça Martins e com os convidados Maria Eugênia Almeida, Lourdes Macena, Oswald Barroso e ngela Linhares), e “Grupos independentes de Dança nos anos 80 e 90”, realizado em Fortaleza (com mediação de Rosa Primo e com os convidados Anália Timbó, Arthur Rocha, Helena Coelis, Vera Passos e Wilemara Barros).

30.2) Realizou também, como ação formativa, as residências “Corpo, imagem e peso”, de Edmar Cândido e Eric Vinícius, em Itapipoca; e “Dança acrobática”, de Tatiana Valente, em Trairí.

31) Abertura, em 2018, do “Banco de Dados da Prodança”, visando a elaboração de um banco de dados do que está sendo processado e produzido no Estado do Ceará enquanto trabalhos artísticos; criando uma rede de informações a serviço de curadores de mostras e festivais para possibilitar a composição de programações e também perspectivando a escrita futura de uma história (https://goo.gl/JnECt4).

32) Curadoria, em 2020, do programa online “Nós no Batente” do equipamento cultural Porto Dragão – Hub Cultural do Ceará. Programa online com grupos, artistas individuais e companhias do Estado do Ceará (https://www.youtube.com/watch?v=8KmsF9VuykQ&list=PLgsmJdplSsCEqOrg4yjbSt7uxREpALYn5).

33) Idealização e realização, em 2020, do “Ponto de encontro e abandono – residência coreográfica para encenação em dança”, com apoio institucional do Porto Dragão – Hub Cultural do Ceará e apoio da Prefeitura de Fortaleza através do VIII Edital das Artes de Fortaleza – Lei 10.432/2015 (Secultfor), contemplando 5 coreógrafos em formação e 17 profissionais da dança.

33.1) Através do projeto “Ponto de encontro e abandono – residência coreográfica para encenação em dança”, realização em 2021 de uma mostra com 5 trabalhos coreográficos no Teatro B. de Paiva, do Porto Dragão.

34) Proponência contemplada no Edital das Artes da Secultfor para a realização da Mostra Arrabalde, da associada Tatiana Valente, em 2020.

35) Idealização e realização, em 2021, da formação “Dossiê para uma historiografia cearense de dança”, com a Prefeitura de Fortaleza através do Edital Aldir Blanc, contemplando 15 participantes.

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