As informações deste registro é histórico gerado em 07/09/2023 ás 16:59:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Selma Maria Santiago Lima

Gestora Cultural, Doutoranda em Cultura e Sociedade/UFBA, Ms em Gestão Cultural, Espec. em Gestão de Produtos e Serviços Culturais. Dramaturga, Diretora Teatral, Atriz. Diretora Geral do Theatro José de Alencar. Atuou na UNESCO, Microprojetos Mais Cultura e Formação para Competências Criativas/MINC, Projeto Secult Itinerante/CE. Coordena e ministra cursos de Gestão Cultural e Economia Criativa. .

Site: https://www.facebook.com/selma.santiago

Email: selma.santi@gmail.com

Telefone Público: 85999245292

Descrição

Mestre em Gestão Cultural - Universidade de Barcelona, Espec. em Gestão de Produtos e Serviços Culturais - UECE, Bacharel em Sociologia - UNIFOR. Dramaturga e Diretora Teatral - Instituto Dragão do Mar. Coordenadora de Políticas para as Artes da Secult/CE. Coordenadora da ECult - Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais. Integra o Projeto Cientista Chefa da Cultura da Secult/CE e FUNCAP. Diretora do Theatro José de Alencar, professora de gestão cultural , economia criativa e turismo cultural em universidades e outras instituições de ensino. Parecerista de editais para o Distrito Federal, Secretarias de Cultura do Ceará, Fortaleza, Rio de Janeiro, Maranhão, dentre outros. Consultora para Secultfor, BSB Criativo e, através da UNESCO, para o MINC na conceituação e elaboração do Plano Setorial do Artesanato Brasileiro e para a Conceituação e Identificação de Polos Criativos. No Ministério da Cultura coordenou a área de Formação para Competências Criativas da Secretaria de Economia Criativa e o Programa Microprojetos Mais Cultura. Assessora da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza, coordenação do Projeto Cultura em Movimento e o Projeto Secult nos Bairros na Secretaria de Cultura do Estado. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, coordenou a área de programação e formação em teatro. No Instituto Dragão do Mar coordenou a área de Gestão Cultural. Por duas vezes presidente da Federação Estadual de Teatro do Ceará, criou o Fórum Estadual de Teatro, integrou a Comissão Nacional de Teatro Contra a Aids. Coordenou Projetos de Teatro Contra a Aids em presídios “Cenas em Celas Abertas” e em escolas do Ceará “Escola Ensina em Cena”. Participou de diversas formas de Festivais, Encontros, Mostras, Seminários, Fóruns e Eventos Culturais no Ceará, tais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, Festival de Teatro Amador de Acopiara, Mostra de Teatro do Maciço de Baturité.
Publicou o livro “Gestão Cultural para o Desenvolvimento de Cidades” pela editora Logos3/DF, onde pesquisou a experiência pública na cultura desenvolvida no município de Guaramiranga/CE.

Vídeos