As informações deste registro é histórico gerado em 13/07/2023 ás 23:23:00.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Ator, diretor, circense, instrutor de teatro, circo, palhaçaria e sapateado. Produtor, com o interesse em trabalhos voltados à manutenção e valorização do circo. Formado na Escola Nacional de Circo - RJ, através da Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura. Selecionado para integrar o elenco do Cirque du Soleil.
Site: https://www.facebook.com/claudio.ivo.50?fref=ts
Email: ciamaiscaras@gmail.com
Telefone Público: (85) 988929252
Descrição
Ator, autor e diretor de teatro, circense, sapateador, instrutor de clown, e atualmente é secretário da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE), professor convidado da Escola Municipal de Circo - Vila das Artes, Festival Internacional de Circo do Ceará, dos Circo Escolas Bom Jardim, Palmeiras, Canoa Criança e ONG Juriti.Em dezembro de 2000, na audição do Cirque du Soleil/Canadá foi selecionado para integrar o elenco do mesmo.
Dedica-se ao teatro desde 1987, buscando uma formação eclética como ator, através dos seguintes cursos:
“Iniciação teatral” com Walden Luiz; “Interpretação a partir do trabalho com máscaras da commédiadell’art, máscaras balinesas e maquiagem” com Georges Bigot e Maurice Durozier (Théâtredu Soleil-Paris/França) ; “ A dança para o ator” com Gilano Andrade ; Oficina de Pantomima com João Neto; “ator, sua anatomia e o personagem”; com Lau Santos; “Dança parafolclórica” com Sandra Veloso; “Formação de Ator” (com técnicas circenses) com Pierre Drévillon e Eric Lassale (Paris-França); Curso de sapateado com Ana Aragão; “O Clown, a descoberta” com Lau Santos e “Teatro e Circo” com Lau Santos e Marisa Naspolini.
Em 2000, através de Virtuose Bolsa Cultura – do Ministério da Cultura, realizou formação na Escola Nacional de Circo – RJ dedicando-se às técnicas: Acrobacia de Solo, Malabarismo, Monociclo, Parada de Mão, Trapézio Simples, e Corda Indiana. Pesquisou sobre “A História do Circo no Brasil” e “Os Principais Palhaços do Brasil”.
Enquanto ator tomou parte nos seguintes espetáculos: “Deus lhe Pague”, “Que Belo Dia”, “Loucos e Outros Seres”, “Don Pirralho e a Poção Mágica”, “Nada, Nenhum e Ninguém”, “Circolando”, “Pratativando” e “Coração Materno”. Tem participações também em comercial para TV, publicidades e no curta-metragem “O artista de Rua e a Bailarina”.
Trabalhou ainda nos espetáculos “Mímica em Quatro Atos” e “Ballet Alice” (dança contemporânea).
Ministra cursos de clown, de teatro e de iniciação as técnicas circenses. Professor convidado pela Companhia Boca Rica de Teatro para realizar trabalho corporal/clown/Mateus com os participantes da Oficina Internacional de Teatro/ A Cultura Popular como motor do teatro promovida pela EITALC (Escuela Internacional de Teatro de La América Latina y el Caribe).
Integrou o “Movimento de Teatro Neo-Bufões”, o qual reunia diversas artes cênicas tais como interpretação, dança , circo, música e vídeo.
Criou a Companhia Mais Caras de Teatro, buscando a linguagem universal na reunião de teatro, circo, dança, música e cultura popular, tendo o ator como principal veiculo de expressão. Assim concebeu e dirigiu o espetáculo de clown “Nada, Nenhum e Ninguém” com varias participações em festivais e premiações:
I Festival Internacional de Teatro dos Países do MERCOSUL – PR – Melhor espetáculo, direção e sonoplastia.
Prêmio Cidadão Cultural de 1997 pela Ziriguidum Produções Artísticas –CE
Indicação para o I Prêmio Dragão do Mar de Arte e Cultura (destaques do Estado) na categoria teatro categoria teatro
Prêmio Especial Revelação, no IV Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE
Prêmio Carlos Câmara de destaque do ano de 1998 como melhor direção e melhor sonoplastia – CE
Melhor Espetáculo (júri popular) na I Mostra SESC Cariri de Teatro –CE
Melhor Espetáculo, melhor pesquisa, sonoplastia e indicação de ator, no V FESTEJO (Festival Nacional e Regional de Artes Cênicas de Sousa- PB)
XVI Festival de Inverno de Garanhuns - PE
I Festival de Teatro de Fortaleza - Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator (Cláudio Ivo), Melhor Atriz.
Recebeu ainda indicação para o prêmio de melhor ator com o espetáculo “Don Pirralho e a poção mágica” e o “Prêmio Teatro da Praia” para os artistas que se destacaram em 1997.
Concebeu e dirigiu o espetáculo “Reminiscências” inspirado no Reisado, Participou do Seminário “Tradição na Contemporaneidade (Tradição e Contemporaneidade, Religiosidade e Mestres Populares) no Centro Cultural Dragão do Mar”.
Participou do Grupo Boi-Tungão do Mestre Pedro Boca Rica.
Participou do Festival Mundial de Circo do Brasil em Recife-PE/2000
Participou da Convenção Argentina de Circo e Espetáculo de Rua/2009 – 2010.
Realizou no ano de 2007 a montagem e direção do espetáculo Pratativando, participando com o espetáculo no Aniversário da cidade de Fortaleza em 2009, comemoração dos 100 anos de Patativa do Assaré realizado no Centro Cultural do Banco do Nordeste, apresentou o espetáculo no Acampamento Latino Americano de Icapuí também no ano de 2009 dentre outras apresentações.
Ministrou uma residência artística permanente no Theatro José de Alencar com módulos de introdução ao clown, malabares, pantomima e outras técnicas circenses.
Organizador do Cortejo do Grupo La Belle Zanca da França no Projeto Zona de Transição que aconteceu no mês de junho de 2009 em comemoração aos 99 anos do Theatro José de Alencar, dentre outros.
Contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2011 – Circulação com o espetáculo Pratativando pelos assentamentos do INCRA/CE.
Contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 – Montagem do espetáculo “Coração Materno” e circulação do mesmo pelos circos do Nordeste.
Contemplado com o Edital das Artes 2016, da Secultfor, na linguagem Circo, com o projeto “De Megafone na Mão, Surge Trepinha”.
Ministrou uma residência artística permanente no Theatro José de Alencar com módulos de introdução ao clown, malabares, pantomima e outras técnicas circenses, de 2008 a 2010.
Ministrou curso de Teatro, Clown e técnicas circenses no interior do estado através do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, em 1999.
Ministrou curso de Clown/Circo no Colégio de Dança do Ceará em 1999.
Ministrou curso de Clown/Teatro, durante as ações da III Feira do Livro e do Autor Cearense na IV Feira Mundial da Palavra, em Cabo Verde (Africa), 2014. Parecerista no Edital das Artes Secultfor 2009, na linguagem Circo.
Co-elaboração e Curadoria do Editais Culturais 2013/2014 do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, na linguagem Circo.
Elaboração do projeto contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2011 – Circulação com o espetáculo Pratativando pelos assentamentos do INCRA/CE.
Elaboração do projeto contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 – Montagem e Circulação do espetáculo “Coração Materno” nos circos dos Estados do Nordeste.
Elaboração do projeto “Mestre Pimenta”, contemplado no Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo 2010, na categoria Mérito Artístico.
Elaboração do projeto “A Genealogia do Mateus”, contemplado no Edital das Artes/Secultfor 2011.
Elaboração do projeto “Residência Artística Elementos do Circo”, contemplado no VII Edital de Incentivo às Artes 2010/SecultCE, no segmento Artes Cênicas, área Circo.
Participou do I FERPICAC – Festival Regional Piquet Carneiro de Artes Cênicas, como produtor, curador, jurado e oficineiro, em Piquet Carneiro, 2016.
Cerimonial do X ENCONTRO MESTRES DO MUNDO - 2016
Apresentação do espetáculo PRATATIVANDO no FESTIVAL INTERNACIONAL DE MASCARAS DO CARIRI - 2016
Vídeos
-
Espetáculo PRATATIVANDO
-
Benjamin e o Circo
-
Benjamin e o Circo
-
LUDERE - Mostra Performática/Poéticas da Reinvenção INTENÇÕES - Itapipoca/CE
-
LUDERE - Mostra Performática/Poéticas da Reinvenção INTENÇÕES - Itapipoca/CE
-
LUDERE - Mostra Performática/Poéticas da Reinvenção INTENÇÕES - Itapipoca/CE
-
LUDERE - Mostra Performática/Poéticas da Reinvenção INTENÇÕES - Itapipoca/CE
-
"E o Palhaço, O que é?" - Documentário sobre a vida e trajetória dos palhaços tradicionais de circo do Ceará