Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
sss Instituição da Secretária da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) é um centro de formação em gastronomia e cultura alimentar com cursos livres, profissionalizantes e pesquisas (Laboratório de Criação).
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Elevador;Circuito de visitação adaptado;Rampa de acesso;Corrimão nas escadas e rampas;Sanitário adaptado;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h.
Site: http://gastronomiasocial.org.br/
Email: ascom.gastronomiasocial@idm.org.br
Telefone Público: (85) 3248-8091
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80, Do lado da fábrica GME, Cais do Porto, 60180-635, Fortaleza, CE
CEP: 60180-635
Logradouro: Rua Manuel Dias Branco
Número: 80
Complemento: Do lado da fábrica GME
Bairro: Cais do Porto
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro de pensamento, inovação, experimentação e de produção de conhecimento sobre gastronomia social e cultura alimentar. Localizada no nordeste do Brasil, tem sede em Fortaleza, Ceará. Com um programa de formação amplo e transversal, pioneiro na história das políticas públicas do país, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco integra uma série de ações no campo da cultura, economia criativa, juventude, desenvolvimento agrário e turismo do Governo do Estado do Ceará.Inaugurada no dia 29 de junho de 2018, pelo governador Camilo Santana, a Escola de Gastronomia Social é fruto de uma parceria entre o setor público e o setor privado. O Governo do Estado do Ceará é o responsável pela manutenção e custeio de atividades finalísticas. Após concessão do terreno por parte da prefeitura, o Grupo M. Dias Branco realizou a construção do prédio e a compra de equipamentos, doados ao Governo do Ceará. Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar é a organização social responsável pela concepção e gestão da Escola, iniciativa inspirada na experiência da Porto Iracema das Artes, Escola de criação e formação do Ceará.
A escola tem o objetivo de oferecer formações gratuitas que estimulem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e gastronomia. O programa pedagógico está situado no campo da cultura alimentar cearense e propõe percursos formativos (de construção de conhecimentos e habilidades que vão do domínio de técnicas da confeitara, panificação e da cozinha básica a promoção continua de diálogo parceiros institucionais, promovendo assim a melhoria do campo de atuação da cultura alimentar e consolidando oportunidades de inserção econômica). Para tanto, nossos programas centrais são de cursos básicos, cursos profissionalizantes, cozinhas sociais e laboratórios de criação. em confeitaria, panificação e fundamentos da cozinha, a partir da oferta gratuita de cursos básicos, cursos profissionalizantes e laboratórios de criação.
Em cada espaço do nosso prédio físico, encontram-se equipamentos, mobiliários, utensílios e insumos para o desenvolvimento das competências previstas nos cursos e pesquisas. No entanto, por força da pandemia somando-se a nossa experiência de valorização dos saberes do campo, no último ano ultrapassamos fronteiras e agimos para além.
Durante o tempo de existência, a Escola vem desenvolvendo um estreita relação com a cidade de Fortaleza, numa amplitude que contempla todos os bairros da região metropolitana e especialmente a comunidade do seu entorno, representada pelos inúmeros bairros do Grande Vicente Pizon. Podemos afirmar ainda que as ações da instituição são de grande alcance no Estado do Ceará e no país, efetivadas por meio de parcerias, relações institucionais de apoio aos seus programas e agora com a ampliação das formações possibilitadas pelo uso do ensino a distância.