As informações deste registro é histórico gerado em 02/08/2017 ás 10:43:09.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Selma Santiago

Gestora cultural, diretora teatral, consultora e professora de gestão cultural e atualmente diretora do Theatro José de Alencar, em Fortaleza/CE.

Endereço: Rua Professora Aldacir Barbosa, 232

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município: FORTALEZA

Estado: CE

Descrição

Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona, Especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharel em Sociologia pela Universidade de Fortaleza e formada em Dramaturgia e Direção Teatral pelo Instituto Dragão do Mar.
Atualmente é Diretora do Theatro José de Alencar em Fortaleza/Ceará, professora de gestão cultural convidada de diversas universidades e desenvolve ainda atividades de consultoria para a Secultfor, BSB Criativo e, através da UNESCO, prestou consultorias ao MINC para a elaboração do Plano Setorial do Artesanato Brasileiro e para a Identificação de Polos Criativos. No Ministério da Cultura foi coordenadora de Formação para Competências Criativas da Secretaria de Economia Criativa e Coordenadora da Ação Microprojetos do Programa Mais Cultura.
Foi assessora da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza, coordenou o Projeto Cultura em Movimento e o Projeto Secult nos Bairros na Secretaria de Cultura do Estado. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, coordenou a área de programação e formação em teatro. No Instituto Dragão do Mar coordenou a área de Gestão Cultural.
Foi por duas vezes presidente da Federação Estadual de Teatro do Ceará, sendo uma das criadoras do Fórum Estadual de Teatro, integrou a Comissão Nacional de Teatro Contra a Aids, onde fez curadoria e coordenou a Mostra Nacional de Teatro Contra a Aids em Belo Horizonte. Coordenou Projetos de Teatro Contra a Aids em presídios “Cenas em Celas Abertas” e em escolas do Ceará “Escola Ensina em Cena”. Participou de diversas formas de Festivais, Encontros, Mostras, Seminários, Fóruns e Eventos Culturais no Ceará, tais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, Festival de Teatro Amador de Acopiara, Mostra de Teatro do Maciço de Baturité.
Publicou o livro “Gestão Cultural para o Desenvolvimento de Cidades” pela editora Logos3/DF, onde pesquisou a experiência pública na cultura desenvolvida no município de Guaramiranga/CE.