As informações deste registro é histórico gerado em 02/07/2022 ás 21:54:48.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Terreiro de Zaira

O Terreiro de Zaira é um coletivo multicultural que reúne artistas da música, das artes visuais e das artes cênicas da região do Cariri, criado em meados de 2017 pelos artistas Mestre Aécio de Zaira, Zé Airton, Mestra Tereza Zaira e Anacê dentro do calendário de ações musicais do Ponto de Cultura PROCEM na cidade de Crato/CE. O Coletivo desenvolve um trabalho musical autoral e pesquisas sobre o cancioneiro popular brasileiro de inspiração afro-brasileira e indígena.

Email: aeciodezaira@gmail.com

Telefone Público: (88) 99773-6406

Endereço:

CEP: 63116-310

Logradouro: Rua Lavras da Mangabeira

Número: 1140

Complemento:

Bairro: Seminário

Município: Crato

Estado: CE

Descrição

O Terreiro de Zaira é um coletivo multiartístico de artistas da música, artes visuais e artes cênicas da região do Cariri, criado em meados de 2017 pelos artistas Mestre Aécio de Zaira, Zé Airton, Mestra Tereza Zaira e Anacê dentro do calendário de ações musicais do Ponto de Cultura PROCEM na cidade de Crato/CE. O grupo, cujos integrantes fazem parte do Maracatu PROCEM, em atividade desde 2013, surgiu a princípio como um projeto de pesquisa sobre o cancioneiro popular brasileiro, com especial destaque para as sonoridades e as manifestações artísticas de origem e inspiração afro-brasileira que permeiam a música cearense e brasileira; tinha como objetivo inicial o estudo aprofundado, criação de repertório e a valorização de ritmos e gêneros musicais presentes na cultura brasileira dos anos 1940 pra cá, como o samba, o afoxé, o samba-reggae, o frevo, o maracatu cearense, o baião, o xote, o martelo, incluindo os artistas e movimentos da MPB que beberam dessas tradições, como a Tropicália, o Pessoal do Ceará e a geração de músicos nordestinos que migraram para o sudeste nos anos 1970.

Já em 2018, o coletivo, que até então realizava encontros musicais semanalmente no Ponto de Cultura PROCEM, se adequou à estrutura de banda e se dedicou à criação de projetos musicais pontuais para atender ao calendário festivo anual da região do Cariri. Desde então, passaram a integrar a banda os músicos Jorge Luís (violão/guitarra/teclado), Edilson Oliveira (contrabaixo) e Alisson Filho (percussão e efeitos). Nessa época, o grupo amadureceu as ideias e o formato/repertório do projeto “Tambores do Axé”, que já vinha em atividade desde 2014 de forma mais simples com a Mestra Tereza Zaira e os percussionistas do Maracatu PROCEM, e passou a participar de eventos grandes da região, como o “Tambores do Cariri” em Crato e o “Carnaval Cultural” da cidade de Juazeiro do Norte, ambos idealizados pelas prefeituras das duas cidades. A banda também fez apresentações para instituições como o SESC Crato e em outros eventos como a Virada Cultural de Barbalha, no Terreiro Cultural Arte e Tradição.

Outros projetos pontuais mantidos pelos integrantes do Terreiro de Zaira são: criação de repertório autoral e arranjos musicais para o Maracatu PROCEM, e execução de repertório tradicional para o período junino.

Embora venha se dedicando nos últimos anos a alguns projetos com repertório musical brasileiro já consagrado de outros artistas, o Terreiro de Zaira mantém regularmente os encontros musicais de criação autoral de forma paralela desde 2019, com o foco direcionado à composição e à criação dos arranjos de suas próprias músicas, contando com a larga experiência musical autoral de mais de quatro décadas do Mestre Aécio de Zaira. A formação atual da banda conta com a participação de Mestre Aécio de Zaira (composição, violão, viola caipira e vocais), Zé Airton (vocais, composição, viola de arco, rabeca), Mestra Tereza Zaira (vocais e efeitos), Jorge Luís (violão, guitarra, teclado, vocais), Edilson Oliveira (contrabaixo), Alisson Filho (percussão e efeitos), e integrantes da bateria do Maracatu PROCEM.

Desde o início do período de pandemia, o coletivo tem direcionado a atenção para a criação de seu repertório autoral, aperfeiçoando suas composições já existentes e desenvolvendo novas músicas, com o objetivo de registrar e divulgar seu primeiro trabalho.

Vídeos