Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Artistas, educadores, semeadores de sonhos e cultivadores de ações, fazendo da ARTE forma de viver e transformar. A ALDEIAS ocupa espaços públicos com ações culturais e educativas como oficinas, rodas, cortejos e shows de maneira gratuita e amplamente aberta ao publico.
Site: http://solnamacambira.wix.com/solnamacambira
Email: aldeiascariri@gmail.com
Telefone Público: (88) 99847-6788
Endereço: Av. Dr. Rolim, 438 , Vila Alta, 63119-060, Crato, CE
CEP: 63119-060
Logradouro: Av. Dr. Rolim
Número: 438
Complemento:
Bairro: Vila Alta
Município: Crato
Estado: CE
Descrição
A ADEIAS foi criada em 2014 a partir da necessidade de ampliação das ações da Banda Sol na Macambira (2005) e do Zabumbar (2011) com o objetivo de fortalecer os grupos populares e ações culturais da Chapada do Araripe e fomentar a arte e a cultura através de uma rede de ações integradas.Abrange esferas como saúde, educação, arte, cultura popular e meio ambiente e é articulada com base em princípios de educação popular, construção coletiva, diversidade, multiculturalidade, sustentabilidade, integração, acessibilidade e participação social.
Envolve artistas, brincantes, mestres e grupos da tradição, pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, pessoas em sofrimento mental (usuários da Rede de Atenção Psicossocial RAPS e CAPS), além de crianças, jovens e adultos de livre participação em ações formativas, artísticas e terapêuticas.
A ALDEIAS é composta diretamente por grupos como o Zabumbar, Reisado Menino Deus, Banda Sol na Macambira, Forró de Rabeca, Encantados, Reisando e Orquestra Popular ALDEIAS - OPA. Integra e representa legalmente o Movimento de Arte e Cultura do Sope e Serra do Araripe - MOACPES que é uma articulação de grupos culturais, ONG's e pontos de cultura da região do Cariri com o objetivo de fortalecer os grupos e ações culturais da biorregião do Araripe e fomentar a arte e a cultura através de uma rede de ações integradas com promoção e realização de eventos e formações.
Reconhecida em 2020 pelo Estado do Ceará como Ponto de Cultura, integra a Rede Estadual Cultura Viva do Ceará e já foi contemplada em diversos editais municipais e estaduais e recebeu premiações como I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará (2020) e Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará (2021)
Como principais projetos tem o Carnaval Brincante MOACPÉS (2014-2020),, Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra e Terreiro Cariri MOACPÉS. Em 2021 realizou o Projeto Terreiro Cariri MOACPES que envolveu 10 terreiros culturais do Cariri, 06 eventos artisticos e formativos que agregou personalidades como a Ailton Krenak (MG) e Mãe Beth de Oxum (PE), gravação e lançamento de 02 álbuns musicais virtuais intitulados “Chão de Terreiro Vol. I e Vol.II”, 10 documentários e criação do Selo musical independente SOM DE KARIRI.
ALDEIAS é conexão.
Criação da associação 2014
Projeto Terreiro Cariri MOACPES 2021
Realização de Carnaval Brincante – 2014-2017
Zabumbar – oficina aberta de saberes brincantes – em ruas, praças, escolas e terreiros culturais 2011 – 2022
Realização de ações formativas diversas na região do Cariri
Realização de ensaios, gravações e apresentações culturais na sede da ALDEIAS
Presente na articulação e criação do MOACPÉS – Movimento de arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe
Projeto Arté Saude junto a secretaria de Saúde de Crato desenvolvido no CAPS Centro de Atenção Psicossocial de Crato 2014-2016
Participação na organização do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra 2018-2022
Concepção, organização e realização dos Caminhos do artefatos 2018 - 2022
Organização e realização do I Encontro Nacional de Povos Indígenas no Cariri 2018
Carnaval Brincante MOACPES 2018
Ocupação artística da Praça da Sé e ExpoCrato – manifestação/intervenção reivindicando a presença dos artistas locais na EXPOCRATO 2018
Trabalho de produção artística voluntario com elaboração de projetos, inscrição e aprovação de mestres, grupos e artistas em editais diversos municipais e estaduais
Representação legal de artistas, mestres e grupos populares
2015 inicio das atividades no Terreiro da Floresta no Sítio Minguiriba
Participação em manifestações diversas como 8M, Caminhada pela liberdade religiosa, Ato em prol da Beata Maria de Araújo, Ato contra o fechamento de escolas publicas rurais em Crato, Ato Ele Não, entre outros.
Reconhecida em 2020 pelo Estado do Ceará como Ponto de Cultura, integra a Rede Estadual Cultura Viva do Ceará
Com em diversos editais municipais e estaduais e recebeu premiações como I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará (2020) e Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará (2021)
Concepção. realização e produção de espetáculos diversos como Trovador do Tempo (sol na Macambira), Cordas Couros e Aluá, Forró de Rabeca, Reisando, Contos Encantados do Cariri.
Concepção e participação em espetáculos coletivos junto a outros mestres e grupos populares Show MOACPES – Brincante Cariri (2018), Nossos Passos vem de Longe 2019 e Chão de terreiro 2021
Criação da Orquestra Popular ALDEIAS – OPA com alunos da instituição
Em 2019 realizou a concepção do show “Trovador do Tempo”, participou do Festival Ecléticos (Fortaleza-CE) ao lado de artistas como Luedji Luna (BA) e Almério (PE) e do Festival 3° Tem Disso Sim (Juazeiro do Norte-CE) ao lado de Chico Chico (RJ) e Cordel do Fogo Encantado (PE).
Reforma da sede para adequação de espaço a demanda de oficinas, vivencias e ensaio de artistas e grupos de tradição 2020
Aquisição de veiculo Kombi (Rompe Nuvem)
Em 2021 lança seu primeiro disco, o Trovador do Tempo, e dois videclipes Cabocla e Trovador do Tempo.
Disponibilização de acervo da Biblioteca NETÇÓ para atividades literárias
Realização de parceiras com instituições como SESC Crato, SESC Juazeiro, SESC Ceará, CCBNB Cariri, URCA, UFCA, IFCE, Secult Crtao, coletivos e pontos de cultura da região Cariri
2021 Criação de site próprio
Concepção e gravação do Disco Coletivo Duplo Chão de Terreiro