As informações deste registro é histórico gerado em 14/03/2022 ás 16:12:32.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rúben José de Asevedo

Artista Cearense negro e lgbtpqia+, atuo nas artes visuais desde a adolescência, que foi quando comecei a fotografar paisagens e pessoas. Desde então pude me profissionalizar, estudando a história, linguagem e prática documental, e a partir daí conhecendo o audiovisual, onde pude me formar enquanto técnico. Hoje faço parte do Coletivo Casa Algueiro, que busca difundir o cinema e o audiovisual Danço desde criança, hoje também atuo.

Site: https://www.instagram.com/passarorraiz/

Email: rubenjosedeazevedo@gmail.com

Telefone Público: (88) 98881-4334

Descrição

Rúben José tem formação técnica em cinema e audiovisual pelo NAVI - IFCE e formação em cinema documental e outras linguagens pelo DOCSERTÃO.

Nos anos de 2015 e 2016 pôde estar no Ocupe a Ponte, onde coordenou e colaborou com rodas de conversa sobre raça e gênero, podendo realizar a partir daí o 1° auto organizado lgbt de Quixeramobim.

Em 2018 teve uma participação como entrevistado no curta-metragem "Amores, Coragem" de Victória de Lima e Mateus Falcão e foi facilitador de oficinas sobre Corpo e Cidade na Residência Artística Pousos e Pausas de Elen Andrade, acontecendo em 2019 a Exposição Interativa das oficinas realizadas na mesma residência, a exposição esteve em duas escolas públicas de ensino médio da cidade de Quixeramobim.

Em 2019 também foi figurante em "Na dobra do mapa" de Victória de Lima e em "Represa" de Diego Hoefel.

Entre 2019 e 2020 teve a oportunidade de ser bolsista da 2° edição da Casa Algueiro, projeto realizado pelo DOCSERTÃO, onde esteve numa Formação de Formadores com Rúbia Mércia e num Laboratório de Edição de Cinema e Vídeo com Kiko Alves.

Em 2019 lançou seu primeiro curta-metragem, "Laroiê Exú", onde dirigiu e fez edição e também realizou a oficina Cinearte na Escola, na Escola de Ensino Fundamental José Mário Barbosa, com crianças e adolescentes do 6° ao 9° ano.

Em 2021 pôde participar de um curso de Cinema Autoreferencial, com Tiago Pedro.

Rúben também faz atividades com escrita, desenho e bordado em suas horas vagas.