Descrição curta

A Casa Ninho é um espaço cultural da cidade de Crato-CE, região do Cariri cearense, habitada e administrada por dois coletivos teatrais: Grupo Ninho de Teatro (2008), e Coletivo Atuantes em Cena (2013). Desde sua fundação, pelo Grupo Ninho de Teatro em julho de 2011, vem proporcionando a realização das mais diversas atividades artísticas, culturais e educativas.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 80

Horário de funcionamento: De segunda a sábado de 15h as 18h

Email Público: casaninhocariri@gmail.com

Telefone Público: (88) 3521-0818

Endereço: Rua Ratisbona, 266, De frente ao Centro Cultural do Araripe (RFFSA), Centro, 63100-140, Crato, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63100-140

Logradouro: Rua Ratisbona

Número: 266

Complemento: De frente ao Centro Cultural do Araripe (RFFSA)

Bairro: Centro

Descrição

A Casa Ninho é um espaço cultural da cidade de Crato-CE, região do Cariri cearense, habitada e administrada por dois coletivos teatrais: Grupo Ninho de Teatro (2008), e Coletivo Atuantes em Cena (2013). Desde sua fundação, pelo Grupo Ninho de Teatro em julho de 2011, vem proporcionando a realização das mais diversas atividades artísticas, culturais e educativas, sendo as principais: ensaios de criação em teatro e dança, oficinas e cursos de formação artística, apresentação de espetáculos cênicos, exposições de obras, exibição de filmes. Sua localização é favorável sob dois aspectos: fica no centro de uma cidade: Crato, que por sua vez faz parte da região metropolitana do Cariri – uma região do Ceará onde arte e cultura são abundantes. Tudo isto torna a Casa Ninho buscada por artistas e pesquisadores advindos das mais diversas partes.
A princípio, o projeto de se organizar e manter uma sede atendia aos anseios artísticos dos integrantes do Grupo Ninho de Teatro que, perfazendo sua trajetória desde 2008, sentia àquelas alturas a necessidade de administrar um espaço no qual atender as necessidades dos artistas e do público fosse a principal meta. Após abrirem-se as portas constatou-se o que já se anunciava: nesta região são muitas as pessoas precisando de um lugar para entrar em contato com a arte. Daí por diante a Casa Ninho vem sendo uma das instituições culturais mais requisitadas do Cariri, seja pelo próprio público, seja por demais artistas que, profissionais e/ou estudantes, muitas vezes só encontram abertas para suas artes as portas da Casa Ninho.
Devido à sua administração comprometida com as necessidades artísticas e a sua configuração espacial alternativa (um longo e alto corredor – formato raro nessa região), pela Casa Ninho tem passado artistas das mais diversas regiões do país, assim como, também, tem ganho o respaldo de importantes instituições que a buscam para realizar projetos em parcerias, tais como centros culturais públicos e universidades. Desta forma contabiliza-se, no mínimo, 150 pessoas usufruindo, mensalmente, deste espaço. Ao longo destes seis anos e meio, desde sua abertura, milhares de pessoas vem sendo beneficiadas pelo que este espaço proporciona: criação e fruição artísticas.

Critérios de uso do espaço

Ser artista de diferentes linguagens; Ser parte de um grupo artístico ou artista individual; Proposta de ocupação que atenda a comunidade geral e de artistas; Estabelecer relações de cooperação com o espaço para a sua manutenção.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Edceu Barboza

Multiartista. Atua no Grupo Ninho de Teatro, na Coletiva Terreira, e na Cariri Produções Cênicas. Mestre em Artes Cênicas, PPGArC-UFRN (2020). Graduado em História (2009) e Teatro (2016), URCA. Pesquisador das Artes da Cena em pontes com as Tradições Populares. Atua nos espetáculos Dos Fardos à Cura, Aracati, Fractais, Ytá, Cabras, Poeira, Em Casa de Ferreiro o Espeto é de Ferro, Arruaça. Participou dos longas: Paloma (Dir. Marcelo Gomes), Fractais (Dir. Mauro César), e dos curtas Vagalumes em Potes de Vidro (Dir. Ailton Jesus), Vale dos Dinossauros (Dir. Ithalo Rodrigues). Foi professor substituto do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA (2017). Na literatura é coautor do Livro Cabras (2024) e Teatro de Grupo, Repertórios do Cariri (2023). Participou do Núcleo Pedagógico da Escola Carpintaria da Cena – Formação Livre em Teatro e Tradição, turmas I, II e III (2018,2021,2024)

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar