Individual

Vicente de Paulo Sousa


Funções

Descrição curta

Videomaker da cena artística periférica e de rua em Sobral/CE de 2018 a 2020, onde integra o Laboratório de Memórias e Práticas do Cotidiano (LABOME/UEVA). Integrante do Coletivo Fora da Métrica, que organiza o Slam da Quentura desde 2018. Organizador do Livro A Poesia Invade a Cena em Sobral-CE.

Dados Pessoais

E-mail Público: vicentesous4@gmail.com

Endereço: Rua São Francisco, 753 , Cidade Gerardo Cristino de Menezes, 62051-180, Sobral, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62051-180

Logradouro: Rua São Francisco

Número: 753

Complemento:

Bairro: Cidade Gerardo Cristino de Menezes

Descrição

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Geografia Cultural pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Geografia-MAG, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Possui Especialização em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.
Graduação Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.
Sociólogo/Registro: 0000397/CE. Ex bolsista de Apoio Técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Pesquisador Associado ao Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas-LABOME/UVA, com pesquisas vinculadas às temáticas urbano-periféricas e cultura de rua.
Colaborador do site Agência de Notícias das Favelas. Desde maio de 2019, escrevo para o Portal [pontualmente] sobre as agências positivas na periferia de Sobral, ressaltando os movimentos sociais e culturais periféricos. https://www.anf.org.br/
Produzi e dirigi o documentário ‘Poesia e Resistência’, que trata sobre a cultura de rua e periférica da cena poético-marginal sobralense.
Publiquei o artigo ‘E o nosso sangue, ecoa e grita: PERIFERIA!. Poesia marginal, lugar e territorialização’, na Revista da ANPEGE-Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia. Participei da realização do documentário ‘Rap nas Quebradas’. Participei da produção de imagens no Documentário "Tinta Neles". Atuo desde 2018 como videomaker na cena poética de rua, como os Slams e as Batalhas de Rap.
Colaboro na organização do Slam CE em 2019. Participo do Coletivo Fora da Métrica, que organiza o Slam da Quentura. Organizou também o livro ‘A poesia invade a cena em Sobral: poetry slam no interior do Ceará’.
Aprovado na Chamada Pública de Artes, Culturas Populares e Tradicionais e Expressões Culturais Afro-Brasileiras com fundamento na Lei Aldir Blanc nº 003/2020 SECJEL, na Linguagem Literatura, vindo a organizar e publicar o e-book "Agências Poéticas: cultura de rua e resistência na cena Slam".
O e-book trouxe uma seleção de poetas/slammers contando um pouco de suas trajetórias no âmbito das artes literárias, sobretudo na formação da cena poética marginal. Além dessas biografias, cada poeta/slammer contribuiu com suas poesias para o e-book, para que os leitores possam vibrar em cada página, no sentido de se sentirem representados nos versos.
A obra publicada, tem também o objetivo de contribuir com a difusão da literatura marginal, ainda pouco conhecida, bem como dar sedimentação na carreira desse artistas cujas visibilidades são de algum modo, ofuscadas e estereotipadas.
O e-book foi publicado pela Editora SertãoCult e lançado em dezembro de 2020, estando disponível para dowunload gratuito no site da SECJEL/Sobral.
Fui contemplado também na Chamada Pública 002/2021, Edital das Artes, em disposto da Lei 2070, de 2021 pela Secretaria de Cultura/SECULT-Sobral. Juntamente com o Coletivo Fora da Métrica, produzimos uma edição virtual do Slam da Quentura. Link: https://www.youtube.com/watch?v=r8Go9_AuDl0
Vencedor do Troféu Arco Azul na categoria MELHOR FILME CEARENSE de curta-metragem no Cine Ibiapina - Festival de Cinema da Serra da Ibiapaba 2021.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem