Funções

Descrição curta

Desde 2015 trabalho dentro e fora da cidade ministrando oficinas para diferentes tipos de público. Comecei a estudar Letras e a partir do contato com as crianças fui tomada pela paixão pela Pedagogia. Passei a estudar caminhos para a inclusão escolar desde a educação infantil. Sou leitora e escritora do Sistema Braille, iniciante e estudante de LIBRAS e sigo buscando caminhos menos desiguais.

Dados Pessoais

E-mail Público: amandabessagurgel@gmail.com

Telefone Público: (85) 99712-9911

Endereço: Eduardo Angelim, 102, A, Montese, 60420-470, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60420-470

Logradouro: Eduardo Angelim

Número: 102

Complemento: A

Bairro: Montese

Descrição

Amanda é arte educadora. Experimenta arte e acessibilidade em seus trabalhos. Olhos cuidadosos e ouvidos atentos fazem de sua trajetória um caminho entrelaçado entre o fazer e aprender constantes.

Teve o primeiro contato com a Arte Educação através do estágio no Museu de Arte Contemporânea (MAC), iniciado no ano de 2015, ainda enquanto estudante de Letras (UECE/2012). Trabalhou no espaço como arte educadora mediando exposições e ministrando oficinas para adultos e crianças em diversas áreas, como bordado e fotografia, além de pensar em formato de oficinas acessíveis para pessoas com deficiência.

Durante o trabalho no museu surgiram inquietações acerca da falta de recursos acessíveis dentro dos espaços culturais da cidade; a curiosidade e senso de inclusão a levaram a estudar o sistema Braile e áudio descrição e iniciar os estudos em LIBRAS. A boa relação com o público infantil floresceu também durante esse período no museu, fazendo-a transferir seus estudos para a área da Pedagogia (UECE/2017).

Ainda durante o período de trabalho no MAC, assumiu a função de assistente de coordenação do Núcleo Educativo (2017) e posteriormente a coordenação do mesmo, durante 5 meses.

Depois da experiência no museu, Amanda teve novas vivências como arte educadora na CAIXA Cultural Fortaleza (2017). Neste espaço conseguiu estreitar relações com a Comunidade Poço da Draga, construindo oficinas mensalmente com as crianças e adolescentes da localidade, trabalhando questões como o pertencimento e identidade.

Além de realizar oficinas dentro dos espaços culturais que trabalhou teve oportunidade de falar sobre Braile e acessibilidade nos espaços culturais e materiais didáticos, além de áudio descrição na UNILAB (2018), na UVA (2018) e na Biblioteca Pública do Estado (2017).

É batuqueira participante do Batuque de Mulher do Conjunto Palmeiras desde junho de 2018 e desfilou com o do Bloco Cola Velcro no ciclo pré carnavalesco de Fortaleza, teve passagem pela Orquestra Solar de Tambores durante os anos 2016 e 2018.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem