Coletivo

Coletivo Terreiro CEU General de Brigada e Rainha Pombogira

Área de Atuação

Patrimônio Imaterial

Funções

Descrição curta

O Coletivo Terreiro CEU General de Brigada e Rainha Pombogira é um grupo constituido por povos tradicionais, de matriz da Umbanda - Catimbó Cearense, desde 2000. É um espaço matriarcal, onde possui mãe Bia de Pombogira e pai Ricardo de Xangô como responsáveis pelo espaço cultural e espiritual. Tem atuação social em parceria com a Associação Cultural Afro Brasileiro Pai Luiz de Aruanda, desde a sua fundação em 2009. Assim o terreiro atua espiritual, cultural e socialmente na perspectiva de contribuir na construção de políticas direito para o Povo de Terreiro.

E-mail: acpla_ricardo@yahoo.com.br

Endereço: : AV. 20 DE JANEIRO, , 2180 , Barra do Ceara, 60331-200, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60331-200

Logradouro: : AV. 20 DE JANEIRO,

Número: 2180

Complemento:

Bairro: Barra do Ceara

Descrição

Estando situado na Barra do Ceará, há mais de 20 anos, desde 2000, o Coletivo Terreiro Centro Espírita de Umbanda General de Brigada e Rainha Pombogira cria e desenvolve atividades para além dos cuidados espirituais baseadas na cultura ancestral de terreiro de umbanda. Sendo um espaço matriarcal, com maioria de integrantes mulheres, moradoras de território periférico, em Fortaleza, o coletivo tem como representantes mãe Bia de Pombogira e pai Ricardo de Xangô.

Como um espaço de povos tradicionais de terreiro, os cuidados espirituais se dão através da oralidade, convivência e na manipulação de ervas mediciais. Culturalmente, o grupo carrega, reproduz e compartilha traços da ancestralidade de raizes negras, indigenas, ciganas, do sertão, como uma mistura de tradições que resulta no povo nordestino. As vestimentas, o tambor, o maracá, os cânticos, os pés descalços no terreiro, as festas e as comidas são simbolos de nossa cultura como povos de terreiro.

Em seu fundamento, os terreiros carregam, historicamente, a responsabilidade das ações sociais e políticas no território onde estão localizados, sendo pais e mães de santo referências de cuidado físico e mental, como uma extensão do cuidado espiritual. Assim, ocupamos, também, espaços de discussão e decisão política, junto a Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda - ACPLA, buscando contribuir na visibilidade e manutenção das culturas ancestrais de povos tradicionais brasileiros, com mãe Bia, pai Ricardo, filhas e filhos de santo exercendo com primor e sabedoria a busca por direitos para povos de terreiro e comunidade da Barra do Ceará, bairro onde o Coletivo Terreiro C.E.U General de Brigada e Rainha Pombogira está inserido.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Paulo Ricardo Muniz da Costa (pai Ricardo)

Pai Ricardo de Xangô vem contribuindo na divulgação da Cultura Tradicional dos Povos de Terreiro no tocante a Umbanda, atraves de atividades espirituais, culturais e sociais em Fortaleza, dando visibilidade a essa Cultura Ancestral e suas nuances regionais, a frente do C.E.U General de Brigada e Rainha Pombogira e da Associacao Cultural Afrobrasileira Pai Luiz de Aruanda.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem