Funções

Descrição curta

Cruz é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú mesorregião do Noroeste Cearense. O município tem 22 887 habitantes (Censo IBGE - 2012) e 334 km². Foi criado em 14 de janeiro de 1985 após ser emancipado de Acaraú através de plebiscito.

E-mail: procuradoria@cruz.ce.gov.br

Telefone Público: (88) 3660-1277

Descrição

Cruz é um jovem munícipio localizado na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, na mesorregião do Noroeste Cearense, a 243 km da Capital do Ceará. Com uma extensão territorial de 334,83km², possui uma população estimada de 23.344 habitantes segundo IBGE , uma área de 339,945 km² e um clima Tropical Atlântico, devido a proximidade do mar. Cruz foi criado em 14 de janeiro de 1985 após ser emancipado de Acaraú, sua cidade matriz, através de plebiscito. Outrora Cruz desmembrou-se de Acaraú, adiante Jijoca de Jericoacoara desmembrar-se-ia de Cruz, e hoje Cruz tem seus dois distritos Cruz (sede) e Caiçara e mais de vinte localidades.
O topônimo Cruz segundo a tradição (ARAÚJO, 1989) teve origem em uma cruz fincada sobre a sepultura de um retirante que morrera de sede e fome, na seca de 1725.
Relatam, também, um outro motivo que dera lugar à mencionada cruz: teria morrido ali não uma vítima da terrível calamidade climática que atingira a região, mas um genro teria sido assassinado, pelo próprio sogro, por questões amorosas e os moradores comovidos fincaram ali uma grande cruz de madeira que depois acabou servindo de ponto de referência para quem por ali passava, e uma lagoa vizinha a tal cruz ficou sendo chamada de Lagoa da Cruz. Raimundo Girão (p.268, 1983) confirma isso em seu livro Os Municípios Cearenses e Seus Distritos.
Mas, existe ainda uma terceira versão, uma versão de certo modo mais romântica, uma mistura das duas outras. Relatos dos moradores mais antigos afirmam que o nome da cidade se deu devido a um rapaz que, por ter engravidado uma moça por terras distantes, fugira do pai dessa e veio parar por aquelas terras, que passava por terrível calamidade climática, uma grande seca, e acabou morrendo de sede a beira de uma lagoa que já estivesse seca, hoje denominada Lagoa da Cruz, logo fora ali fincada uma grande cruz de madeira que virara um ponto de referência para quem por ali passava.
Cruz é um município cheio de riquezas naturais - a Lagoa Azul na comunidade de Caiçara e o Açude da Prata na comunidade de Poço Doce - e de talentos da tradição local como os cantadores e repentistas, as mulheres rendeiras, artesãos e os músicos da banda de música Pe. Valdery, para citar alguns. Uma cidade cuja economia gira em torno da sustentabilidade dos munícipes, não havendo extremas desigualdades sociais, mas sim um povo, de uma forma geral, estável na sua situação econômica. Cruz conta com poucas indústrias, tendo maior destaque a agropecuária e serviços em geral, como o artesanato e o comércio.
Na Educação, apresentava em 2012 um quadro de 52 docentes para o ensino Pré-escolar, 212 para o ensino Fundamental, 51 para o ensino Médio distribuídos em 19 Escolas de ensino Pré-escolar, 26 de ensino Fundamental e 2 de ensino Médio, atendendo a 753 crianças do ensino Pré-escolar, 4.242 no ensino Fundamental e 1.431 no ensino Médio .
No Esporte, conta com a infraestrutura ampla da Vila Olímpica, com um estádio municipal, um ginásio poliesportivo, quadras de voleibol, de futebol de areia, de tênis e society. E por todo território municipal são cerca de 15 campos de futebol maiores e 15 menores, 22 quadras, sendo 3 cobertas. O calendário desportivo é cheio o ano todo, com campeonatos municipais de futebol e futsal, campeonato sub-17, sub-20 e master, campeonatos de bairros na sede e no interior, campeonatos comunitários, campeonatos regionais masculino e feminino, além de outros campeonatos particulares. Torneios nas comunidades, de futebol, futsal, voleibol e futebol de areia, maratonas de rua, e campeonato de kitesurf na praia do Preá . Existem ainda dois núcleos do programa Segundo Tempo e o programa Atleta na Escola. Existe ainda a escolinha Meninos Bons de Bola, que atende cerca de 350 alunos de futebol, com quatro núcleos e 120 alunos de futsal.
No Turismo, destaca-se o Açude da Prata, a Lagoa Azul, a praia do Preá, o rio Acaraú e a igreja de São Francisco da Cruz. O Aeroporto Internacional de Jericoacoara (na localidade de Cajueirinho, Cruz), em fase de conclusão, facilitará o acesso a esses pontos turísticos, diminuindo em pelo menos três horas a distância entre a cidade de Cruz e a capital cearense.
A Cultura do município é mesclada de vertentes, desde as artísticas à própria economia, que as fazem transparecer nas mais variadas formas. Em termos políticos, há uma típica disputa entre partidos de esquerda e de direita. No campo religioso, há uma quase totalidade de católicos, religião essa que teve sua primeira manifestação oficial em 20 de dezembro de 1884, com a bênção solene da capela de São Francisco (ARAÚJO, 1989). Já o paroquiato de São Francisco, aconteceu em 17 de março de 1958, tendo como seu primeiro vigário o padre José Edson Magalhães. Mas, também, há outras religiões e grupos como a Igreja Bíblica, a Assembleia de Deus e a Igreja Universal. A economia é marcada pelo comércio varejista, com muitas lojas e mercearias, conta com agropecuária (pequenas criações de gado, porco e galinha) em menor proporção e poucas indústrias de pequeno porte. Na culinária, destaca-se a feijoada, o sarrabulho, a galinha caipira, a tapioca, o grude, a cajuína e os licores.
Há também uma riqueza na produção de artesanato, tanto do ponto de vista funcional (urus, landuás , redes de pesca, canoas, esteiras, tapetes de retalhos de pano e de palha da carnaúba, redes bordadas e pintadas, etc.) quanto estético (telhas decoradas, chaveiros, quadros de MDF e madeira talhada, pinturas diversas, varandas, rendas de bilro, ponto de cruz, bonecas de pano, bordados em geral, etc.). Em relação à arquitetura ou paisagem urbana, destacam-se a igreja católica matriz, o paço municipal, o Centro Cultural Cruzense (C.C.C.) , a biblioteca publica municipal, a vila olímpica, o aeroporto internacional de Jericoacoara e a estátua de São Francisco, padroeiro da cidade.
Nas Artes Dramáticas, o reisado tem seu destaque, também grupos escolares que fazem suas apresentações em auditórios de escolas e igrejas.
Na Dança há certo fervor, principalmente nos grupos de quadrilha que passam meses ensaiando para as festas juninas, mas, também, há grupos de dança ministeriais da igreja católica, a prática da capoeira e, mais recentemente, o Breaking que é uma vertente das Street Dances.
No item a seguir, faço um breve relato das atividades desenvolvidas no universo musical da cidade.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Jorge Silveira

Músico e Educador Musical licenciado pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Arte Educação para o ensino da Música pela Faculdade Darcy Ribeiro, Pós graduado em Gestão Cultural pela Business School Brasil, Regente da Banda de Música e Coral.
Regente da "Banda de Música Pe. Valdery"
Professor de Artes na "EEMTI São Francisco da Cruz" (Cruz-CE)
Fotografo em "Fotografia Jorge Silveira"

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem