Coletivo
Grupo Pregando Peças
Endereço: Avenida Ministro Albuquerque Lima, 727, 1a. Etapa Conjunto Ceará, Conjunto Ceará, 60533-697, Fortaleza, CE
Estado: CE
Município:
CEP: 60533-697
Logradouro: Avenida Ministro Albuquerque Lima
Número: 727
Complemento: 1a. Etapa Conjunto Ceará
Bairro: Conjunto Ceará
Descrição
DescriçãoO grupo Pregando Peças de teatro tem um trabalho contínuo de 18 anos, com uma pesquisa temática e dramaturgia própria, uma pesquisa estética de exploração de espaços cênicos e uma investigação sobre a participação ativa do público. O Grupo é formado pelos principais atores e atrizes do Espetáculo Cênico Caminhos do Gólgota – A Paixão de Cristo, que há 35 anos é encenada ininterruptamente no ciclo pascal.
O seu surgimento se deu pela necessidade do Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Conjunto Ceará – Prodecom manter, em seu Centro Cultural situado no Conjunto Ceará, um grupo de teatro autônomo e que desse suporte às formações de alunos de escolas pública em oficinas, que compõem o projeto, onde são desenvolvidas técnicas teatrais, de expressão corporal, de impostação, técnica vocal e de interpretação, assim como introdução à história do teatro, despertando e valorizando os talentos artísticos dos jovens, alicerçando a ascensão social com os atributos da Arte Cênica, bem como ampliando o horizonte dos jovens, a visão de mundo, da comunidade e, até mesmo, para entretenimento.
Logo em seu início participou de Campanhas de Doação de sangue efetuadas pelo HEMOCE-CE apresentando as peças "O Caso da Pitombeira" e "Cenas de Sangue", texto de José Mapurunga, em 57 escolas públicas de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte, promovendo a doação de sangue.
O Grupo de forma independente, participando de Editais e Festivais, resultando nos espetáculos "Auto Matuto" apresentado no Cuca da Barra e Paixão e Morte do Messias, no bairro Siqueira. No espaço Morro do Ouro/Cena (anexo TJA) apresentou as Peças: Prisão Sem Muros; As corretoras e As Damas de Chico. Em escolas Públicas do Conjunto Ceará e adjacências, em projeto do Prodecom, presentou a peça #TAMOJUNTO NÃO às drogas, SIM à cultura.
Há mais de 18 anos, seus componentes são integrados ao elenco do Espetáculo Cênico Caminhos do Gólgota, como atores profissionais, que junto a atores amadores e voluntários realizam tão importante demonstração cênica, executando fundamental papel na formação artística e execução do próprio projeto.